Cerca de 360 nadadores vão representar 56 clubes, oriundos de Espanha, República Checa, Itália, Estados Unidos, Israel e Portugal.

Seis nadadores portugueses com mínimos para os Jogos Olímpicos, em período de avaliação, participam nesta edição que marca o início das competições de 2008 em piscina longa.

Diana Gomes e Carlos Almeida (CN Amadora), Diogo Carvalho (Galitos), Pedro Oliveira (CN Rio Maior), Sara Oliveira (FC Porto/Império Bonança) e Tiago Venâncio (Palmela Desporto), com «passaporte» para Pequim, são garantia de qualidade do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, inserido no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN).

Adriano Niz, Fábio Pereira e Henrique Neiva, do Clube Fluvial Vilacondense, recentemente campeões nacionais de clubes da I Divisão, Luís Monteiro e Paulo Santos, do FC Porto, João Araújo, Paulo Araújo e Jorge Maia, do Famalicão, e Rui Costa, do V. Guimarães, são outros valores da natação portuguesa que enriquecem a prova poveira, cuja organização é da responsabilidade da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Varzim Lazer.

Kevin Swander (Estados Unidos) é o «cabeça-de-cartaz» do evento. O nadador norte-americano, de 23 anos, é 15.º do ranking mundial nos 50 metros bruços em piscina longa e 38.º nos 100 metros bruços.

De Itália, além da estreia da Lombardia – habitual presença no Meeting Internacional do Porto –, vêm três atletas de renome: Mirco Ditora e Cesare Pizzirani, campeões e recordistas em costas daquele país, e Caterina Brighi, campeã europeia de juniores nos 400 estilos. Confirmada está ainda a selecção júnior israelita, o Clube Natacion de Sabadell (Espanha) e quatro nadadores checos.

As provas iniciam-se dia 19 de Janeiro às 9h00 (eliminatórias) e 17h00 (finais), enquanto no dia 20 começam às 9h00 (eliminatórias) e 16h30 (finais). Para as 36 provas do programa, um prémio total de 15 mil euros.

Cerca de 25 Voluntários do Instituto Português da Juventude vão colaborar no apoio à prova. A organização disponibiliza ainda dois terminais informáticos na piscina com resultados na hora ao dispor do público e coloca ainda uma tela localizada numa área estratégica com projecção da competição.

Pode acompanhar os resultados da competição no sítio oficial da competição e no portal municipal.

O II Meeting Internacional Póvoa de Varzim é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) com o total apoio da autarquia.