Aproveitando esta ação, a Câmara Municipal realizou na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão que serviu para a apresentação das atividades que decorrem ao longo da semana pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa, bem como para dar a conhecer os investimentos já realizados e a realizar em todo o concelho de modo a tornar a nossa cidade mais sustentável e mais saudável pelo Vereador da Mobilidade, Luís Ramos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por referir que “temos três áreas com impacto muito grande naquilo que é a nossa pegada ecológica no planeta: os transportes (mobilidade); a produção de energia e a área dos resíduos”. Neste sentido, transmitiu que “apresentamos o nosso Plano de Mobilidade que tem várias componentes. Desde logo, uma rede de transportes que foi possível ser idealizada entre a Póvoa de Varzim e Vila do Conde e que aguarda, neste momento, a abertura do respetivo concurso público por parte da Área Metropolitana do Porto que, em princípio, será em outubro próximo”. O edil referiu-se ainda “a toda a política de mobilidade implementada dentro da cidade que se prende com as novas ecovias, a nova Central de Camionagem – Centro Coordenador de Transportes, enfim, com a forma como nos devemos mover dentro da cidade da Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira afirmou que “vamos aproveitar esta semana para dar a conhecer às pessoas a nova rede de ciclovias (+ de 27 km), a nova rede de transportes públicos – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Póvoa de Varzim, bem como os sítios onde as pessoas podem fazer interligação entre os diversos meios de transporte e serem convidados à utilização cada vez menor do automóvel. É este o esforço que estamos a fazer, um investimento que ultrapassa os 10 milhões de euros, entre vias, renovação de equipamentos (Centro Coordenador de Transportes, parques de estacionamento) e outros. Os Fundos Comunitários também privilegiavam muito investimentos nesta área”.

O Presidente do município poveiro tem consciência de que se trata de um “desígnio de difícil resultado este de alterar o comportamento das pessoas a utilizar cada vez menos o automóvel como forma de reduzirmos a emissão dos gases com efeito de estufa e também como forma de, dentro da cidade, nos podermos deslocar melhor”.

No âmbito da aposta na mobilidade sustentável, o Município da Póvoa de Varzim produziu dois folhetos (modos suaves e ciclovias) e dois vídeos (modos suaves e ciclovias) informativos e de sensibilização à adoção de novos hábitos e de modos suaves.