O Executivo Municipal teve a oportunidade de, juntamente com o Provedor da Santa Casa, Virgílio Ferreira, ver de perto a evolução  deste investimento de mais de dois milhões de euros, cuja conclusão está prevista para julho de 2021.

Cerca de metade da verba total provém da própria Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, já que a autarquia decidiu alocar parte do valor que lhe foi atribuído no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) a favor da Santa Casa, com o objetivo de assegurar a construção de uma estrutura para acolher os idosos do concelho.

Aires Pereira lembrou que “o Município da Póvoa de Varzim foi pioneiro na parceria que fez com a Santa Casa abdicando de um milhão e 300 mil euros de fundos comunitários para permitir a execução desta obra, que veio ainda a fazer mais sentido com esta situação de pandemia que vivemos”.

O Presidente da Câmara não pôde deixar de lamentar o papel omisso da Segurança Social em viabilizar a criação de melhores condições para a população idosa do concelho, acabando por ter o Município que assumir essa responsabilidade em prol de uma maior segurança e bem estar de um grupo que se encontra agora especialmente vulnerável por causa da pandemia.

Se assim não fosse, a Póvoa de Varzim não poderia usufruir, já no próximo ano, de uma Estrutura Residencial para Idosos com uma capacidade de resposta ampliada. Este novo edifício vai proporcionar condições ímpares aos utentes, graças aos 15 novos quartos duplos e a um quarto simples, totalmente equipados com tecnologia de apoio inteligente.