No dia 27 de março, nas ruas da Póvoa realiza-se a Via Sacra encenada que parte da Igreja da Lapa, às 21h30 e vai percorrer as seguintes ruas: Rua da Caverneira, Rua Tenente Veiga Leal e Rua da Ribeira, até ao exterior da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, onde terá lugar a última estação deste percurso de reflexão.

A atividade, levada a cabo pelo Grupo Esperança Jovem da Lapa, consiste numa encenação do trajeto que Jesus Cristo fez até ao Calvário. A população será convidada a meditar sobre a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Dia 28 de março, às 21h30 o Quarteto Verazin e o Coral “Ensaio” vão encher de música a Igreja Matriz, com um concerto Pascal.

Na quinta-feira Santa, dia 29 de março, às 17h00 haverá a Celebração da Ceia do Senhor e Missa Vespertina, com a cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística, na Igreja Matriz. Este dia é também o dia das visitas às igrejas e capelas da cidade, que se encontram abertas e ornamentadas. Nessa noite o Museu Municipal associa-se a este evento e abre as suas portas, gratuitamente, das 21h00, às 24h00 expondo uma cena alusiva à Paixão.

Dia 30 de março, sexta-feira Santa, às 14h30 começa a Via Sacra, na Igreja Matriz e as 15h00, realizar-se-á a Celebração da Paixão do Senhor, de seguida, haverá a Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística. Às 21h30 o Sermão do Enterro com Rev.Pe Francisco Oliveira, Missionário Passionista acontece momentos antes de a Póvoa se vestir de negro para ver passar a Procissão do Enterro do Senhor.

No sábado Santo, dia 31 de março, às 21h30, na Igreja Matriz celebra-se a Vigília Pascal e a Missa da Ressurreição.

No final de uma semana em que a caminhada foi longa chega o dia de Páscoa, no dia 1 de abril, às 9h30 haverá Eucaristia Solene na Igreja Matriz e no final da Eucaristia sairá a Procissão da Ressurreição, às 10h45. À tarde pelas ruas andarão os compassos, a chamada Visita Pascal que começa às 14h30. Depois de terem percorrido todas as casas da cidade, às 19h00 cumpre-se o habitual Cortejo Festivo dos Compassos Pascais, que vai da Praça do Almada até à Igreja Matriz, onde se recolhem as cruzes.

Paralelamente às atividades religiosas, a Câmara Municipal organizou também algumas atividades.

De dia 19 a dia 22 de março o Arquivo Municipal tem a decorrer um Oficina de Páscoa intitulada Oratório. A iniciativa destina-se ao público em geral e vai decorrer das 14h00 às 16h30 e propõe-se a conceção de uma “pequena Capela”, apenas com uma caixa de leite, utilizando a imaginação e a arte de criar.

Para os mais pequenos, a Casa da Juventude organizou a ocupação ideal para os dias de férias que se aproximam. “Dá-te férias – Páscoa 2018” irá abranger três grupos etários: dos 6 aos 9 anos, dos 10 aos 14 e dos 15 aos 21 anos. O primeiro grupo contará com atividades de 26 a 29 de março e, ainda, no dia 3 de abril. O segundo grupo de 27 a 29 de março e nos dias 3 e 4 de abril. Finalmente, o grupo mais velho de 4 a 6 de abril.

De dias 26 de março a 6 de abril, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto propõe, aos jovens, leituras de conto, a atividade “Bibliotecários por um dia” onde os mesmos vão poder e aprender a fazer um livro Pop Up criando uma história.

Também decorrerão oficinas de expressão plástica, onde os mais novos serão convidados a elaborar saquinhos de cartolina para as amêndoas, marcadores de livros em forma de coelho e decorar os ovos da Páscoa, utilizando várias técnicas como a colagem, o desenho e a pintura.