“Parecia uma romaria poveira, que teve início com um ex libris da Póvoa, a actuação do Rancho Poveiro e terá que terminar com o grito da Póvoa” afirmou Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, desafiando os presentes com um “Ala, ala”.

A sessão de lançamento tive início com a actuação do Coral do Grupo Folclórico Poveiro que entoou cânticos dedicados à nossa cidade e suas gentes, um verdadeiro hino à Póvoa e ao poveiro. Seguiu-se outro momento musical, desta feita, a inconfundível voz de Aurelino Costa fazia acompanhar-se da melodia das guitarras de Carlos Costa e Domingos Mateus num Recital de Poesia.

José de Azevedo definiu Poveirinhos pela graça de Deus como “um livro de histórias capaz de cativar o leitor mais preguiçoso, um livro onde se fala de assuntos sérios com um sorriso na boca”. A escrita é para um autor um momento de prazer, logo o que escreve, confessa “escrevo com humor”. Poveirinhos pela graça de Deus resulta de uma característica sui generis que
faz do poveiro um ser diferente. O livro retrata a comunidade piscatória da
Póvoa de Varzim, seus costumes e tradições. Para além disso, existe um capítulo dedicado às mulheres poveiras, outro a personalidades e outro ainda a figuras típicas da nossa cidade. José de Azevedo não pôde deixar de avivar a memória dos poveiros incluindo algumas lendas e superstições bem como histórias recolhidas de relatos orais que recolheu. “Conto um pouco de tudo, mas um pouco de tudo à minha maneira”, revelou o autor que terminou confessando que “para o turista gostaria que Poveirinhos pela
graça de Deus
fosse livro de férias e para o poveiro, livro de cabeceira.
Mas, acima de tudo, que tivessem tanto gozo a lê-lo como eu tive a escrevê-lo.”

poveirinhos 01 poveirinhos 02 poveirinhos 03

José Carlos Vasconcelos, autor do prefácio da obra, referiu que Poveirinhos pela graça de Deus conjuga uma dupla realidade, por um lado, o apelo da gente do mar a Deus e, por outro lado, sugere uma característica dos poveiros, o amor à sua terra. “É um magnífico contributo para a história da cidade e para a bibliografia do cronista da Póvoa”, acrescentou.

Poveirinhos pela graça de Deus é o número 14 da Colecção “Na Linha do Horizonte, Biblioteca Poveira”, sendo que o número um desta colecção “Histórias do Mar da Póvoa” é também da autoria de José de Azevedo. O autor é agora repetente nas histórias da História da Póvoa, reflectindo sobre a cidade, suas tradições, costumes e comunidade de um modo muito interessante e numa perspectiva muito própria.