Cinco meses após o início do seu segundo mandato, Aires Pereira recomeçou as visitas de trabalho às freguesias e Aguçadoura foi a primeira a receber o encontro entre o executivo municipal e o executivo da União de Freguesias Aguçadoura e Navais, liderado por Fernando Rosa. O objetivo é ir ao encontro das pessoas, ouvi-las, conhecer a sua realidade, os seus problemas e transmitir-lhes a inteira disponibilidade do município. Desta feita, a horticultura foi a protagonista da visita tendo os autarcas revisitado estufas e viveiros e conversado com os seus proprietários e funcionários. Os Viveiros Dias, as explorações Eduardo Miguel Costa Rosa e Pedro João Torres e a empresa Estufas Aguça que se dedica à construção de estufas.

Uma das empresas visitadas cultiva os seus produtos recorrendo à hidroponia, forma de cultivo através da qual as plantas se desenvolvem sem recurso ao solo. Assenta apenas em água e em nutrientes dissolvidos nessa água que passam pelas raízes das plantas permitindo o seu desenvolvimento rápido e afastado das pragas e das intempéries.

A melhoria das condições de trabalho dos horticultores – principal área de atividade da população de Aguçadoura – foi uma preocupação durante a visita e, por isso, Fernando Rosa levou o Executivo a verificar algumas estradas rurais e a sua incapacidade de resposta às necessidades dos trabalhadores. Aires Pereira confirmou que a Câmara Municipal irá apoiar a União de Freguesias na resolução deste problema.

O Executivo visitou, ainda, o campo de futebol que está a ser construído e que estará finalizado no início do mês de agosto.

Já na sede da Junta, o grupo efetuou uma reunião de trabalho com vista a abordar outras melhorias que o Presidente da União considera essenciais para Aguçadoura. Uma delas é a necessidade de requalificar a Avenida Nossa Senhora da Boa Viagem e criar uma espécie de praça no final da rua, junto ao mar.

Incentivar a procura por Aguçadoura pelos praticantes de surf também é um dos objetivos para este mandato. A colocação de um Surf Spot, à semelhança do que acontece na Praia da Salgueira, foi a solução encontrada pelo grupo de trabalho e que dará condições aos surfistas para usufruir das praias de Aguçadoura.

Fernando Rosa explicou que a freguesia tem saneamento desde 2003 e considera injusto para quem cumpre a lei desde o início que ainda haja pessoas que não efetuaram as suas ligações. Por isso, a Câmara Municipal vai fazer o levantamento de todas as casas que não estão a cumprir a lei e encarregar-se de proceder às autuações. As casas que ainda não efetuaram as respetivas ligações de saneamento vão receber uma comunicação municipal que procedam com a rápida resolução do problema.

A cultura não foi deixada de parte desta reunião de trabalho e foi solicitado apoio para a construção de um auditório onde as associações de Aguçadoura possam realizar os seus eventos. A solução encontrada passa pela criação de um espaço até para 150 pessoas, número que a União de Freguesias considera o suficiente, junto à Escola da Boucinha.