Evento que se assume como um concurso de descoberta de novos valores musicais, o “Rock a Lot” recebeu, até 3 de Julho, cerca de 50 maquetes de bandas de todo o país.
Para o apuramento, puderam participar bandas e projectos nacionais com a condição de não terem edições comerciais nem contrato com editoras discográficas. Das maquetes recebidas, foram seleccionadas as 24 bandas que irão actuar em seis sessões de actuações, à razão de quatro bandas por cada noite, nas datas acima indicadas.
De todas as actuações, vão ser seleccionadas as quatro bandas mais votadas pelo júri constituído para o efeito. Estas vão depois actuar no Largo do Passeio Alegre, no dia 26 de Agosto, para atribuição do primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares, sendo que a originalidade, a criatividade ou a presença em palco são alguns dos critérios que o júri irá levar em conta.
Os prémios consistem em vales de compras de uma das entidades patrocinadoras, sendo que o primeiro prémio tem o valor de 700 euros, o segundo 450 euros, o terceiro 250 euros e o quarto prémio tem o valor de 100 euros, tudo em vale de compras.
Este é um evento incluído na iniciativa “PóvoaJovem”, que decorre durante todo o mês de Agosto, dinamizado pela Casa da Juventude, que assim direcciona para os jovens uma série de ofertas culturais durante as “férias grandes”.