Margarida Branco é a autora do sítio electrónico Ler por aí… Um espaço com sugestões de leitura nos lugares das histórias. Ao ler um livro cujo cenário é o lugar em que se está, esse lugar ganha vida, povoa-se das personagens da história e testemunhamos o desenrolar da acção com os nossos cinco sentidos. A intimidade com as personagens cresce para nunca mais as esquecermos. É isto Ler por aí… Pretende dar informação sobre que livro ou livros Ler por aí…, ou seja, levar para ler quando se viaja ou passeia (antes, durante, depois). Margarida Branco explicou que “quando procuramos informações sobre um local encontramos dados sobre onde dormir, onde comer, o que fazer, mas nunca o que ler”.

O PNETliteratura existe desde 2008. Vários escritores de língua portuguesa colaboram no sítio electrónico regularmente, como é o caso de Gonçalo M. Tavares, Almeida Faria, Casimiro de Brito, Vasco Graça Moura, valter hugo mãe, Manuela Degerine, Ondjaki (de Angola), Nelson Saúte (de Moçambique) e Patrícia Melo, Carlos Pessa Rosa e Eustáquio Gomes (Brasil).

Uma vasta rede de correspondentes vai, de modo contínuo, e com grande regularidade, dando conta de eventos literários relevantes. Kátia Gerlach, em Nova Iorque, Vanessa Godinho, em Luanda, Ana Maria Delgado, em Washington DC, Manuela Degerine, em Paris, Sílvia Chueire, no Rio de Janeiro e Susana Leite, em Leipzig.

A par das áreas fundamentais abraçadas pelo PNETliteratura e das secções específicas de informação (“Curtas & Eventos”), são ainda de realçar o Literanário (que permite acolher jovens escritores e novas escritas), rubricas como as Mini-entrevistas, Destaques na rede, as Pré-publicações e o Folhetim dos fins-de-semana, para além dos Dossiês Especiais e de secções ligadas à Literatura Popular. O sítio conta com a visita diária de 1500 cibernautas e recomenda-se.

Finalmente, foi apresentado o projecto O Rato da Europa, uma colecção de textos inéditos, editada pela Pé de Mosca, onde se desenvolverá, através dos mais variados géneros, ângulos de abordagem e pontos de vista, uma reflexão alargada sobre o binómio Portugal/Europa. Boomerang, de Pedro Eiras, é o primeiro número da colecção, recentemente publicado, correspondendo a um conjunto de 27 postais sobre representações da Europa na literatura portuguesa dos séculos XIX a XXI. Os próximos números, a lançar brevemente, serão da autoria de Régis Salado, que tratará das representações de Portugal na literatura europeia, e de Regina Guimarães. O Rato da Europa espera, assim, poder contribuir para repensar a tradição do velho continente, numa época em que urge debater os futuros da União Europeia.