O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, fez questão de marcar presença nesta festa, que deu o pontapé de saída no “Póvoa ao Ar Livre – o Verão conVida”, atividade patrocinada pelo município, que pretende promover várias festas e arraiais realizados por entidades poveiras.

Ao longo de três dias sempre muito animados, os visitantes dançaram e cantaram ao som dos convidados musicais e desfrutaram duma grande diversidade de petiscos, incluindo bifanas, sardinhas na brasa, caldo verde, francesinhas normais e especiais e outras iguarias gastronómicas poveiras.

As festividades arrancaram sexta-feira, pelas 20h00, para jantar. A animação foi garantida pelo Grupo de Fados de Coimbra e de Lisboa, pela Tuna Dino Seniores, as Concertinas de Maciel e Miguel e um concerto de Francisco Nova.

O Arraial Poveiras prolongou-se pelo fim-de-semana, com Francisco Nova a repetir presença sábado e domingo. Os Módulo 6 atuaram no sábado, enquanto o Padre Guilherme, do espaço Ar de Rock em Laúndos, deu espetáculo no último dia das festividades.

Domingo foi um dia marcante, com a celebração dos 23 anos das “Tricanas Poveiras” e para comemorar em grande estilo, a organização realizou, durante a tarde, o Encontro de Danças e Cantares Costa Verde 2016. O Desfile Etnográfico partiu às 15h00 da Avenida dos Banhos em direção ao Passeio Alegre. Pelas 16h00, o Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” atuou no Palco no Largo do Passeio Alegre. O Grupo Folclórico “ACR S. Salvador de Tagilde” de Vizela e o Rancho Folclórico da Areosa, de Viana do Castelo também dançaram neste Encontro.

O Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras” surgiu a 4 de julho de 1993, no culminar de um encontro festivo por alturas das festas de S. Pedro. A intenção por altura da sua fundação era a de formar um grupo de danças e cantares que dignificasse o nome da Póvoa de Varzim, nacional e internacionalmente e preservasse os usos, costumes e tradições poveiras.

A segunda etapa do Póvoa ao Ar Livre terá lugar entre 29 e 31 de julho com a 3ª edição da Festa da Francesinha, organizada pela Paróquia da Matriz.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão.