E se a Terra se tornar numa grande lixeira?

Na Europa, a cada ano que passa, o peso dos resíduos aumenta, representando cerca de 3 mil milhões de toneladas! Isto equivale a um comboio com o comprimento de cinco vezes a distância da Terra à Lua.

Imagine o que acontece ao fim de dois anos, três anos…ao fim de décadas!

Todos estes resíduos são nefastos para a Terra se não forem controlados. Os gases emitidos pelo transporte e pela decomposição dos resíduos polui o ar. As descargas ilegais poluem os solos, e quando os resíduos são abandonados na natureza, degradam a paisagem e afectam a fauna e a flora.

resíduos 03

Qual o destino dado aos nossos resíduos? Eles são, na sua grande maioria, colocados em aterros ou incinerados.

O que fazer para prevenir esta invasão massiva de resíduos? Existe uma solução eficaz: diminuir os resíduos produzidos através de uma mudança de comportamentos. O melhor resíduo é aquele que simplesmente não é produzido!

Com este slogan na mente, poderá facilmente reduzir os seus resíduos e motivar a sua família e os seus amigos a fazê-lo também.

Para resumir, a prevenção de resíduos significa que não façamos resíduos.
Separar os resíduos é, também, um bom comportamento mas não é uma acção de prevenção pois os resíduos já foram produzidos!

A prevenção é pois a prioridade (economia de recursos naturais, limitação dos impactos sobre o meio ambiente…), no entanto, nós também necessitamos da deposição em aterros e da incineração!

 

O que é o Eco-Consumo?

Comprar produtos que respeitem o meio ambiente e gerem poucos resíduos, é praticar o Eco-Consumo. Para ser um perfeito Eco-Consumidor, é necessário utilizar durante o máximo tempo possível os aparelhos, fazendo-lhes manutenção e reparando-os.

Também poderá assegurar em casa que não desperdiça alimentos, por exemplo, tendo em atenção às datas de validade, utilizando pilhas recarregáveis, comprando produtos sem excesso de embalagem. Pode igualmente doar ou vender roupas ou objectos que não quer mais… E, também, comprar produtos em 2.ª mão! Encontram-se verdadeiras preciosidades nos mercados de 2.ª mão ou de recuperação.