A capacidade de uma região atrair investimentos é hoje um dos fatores para o sucesso e a afirmação de um desenvolvimento sustentado e homogéneo.

Num mundo globalizado e fortemente competitivo em que, não só as empresas mas também as cidades e os concelhos concorrem entre si, exigem-se respostas cada vez mais eficazes.

Ao Município compete impulsionar um conjunto de medidas de promoção e organização dos recursos endógenos associados à atividade empresarial.

É neste contexto que se insere a iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim de disponibilizar um gabinete de apoio e promoção do investimento: Investemais.

Missão

Promover a imagem do concelho através do apoio aos agentes da economia local, numa ótica de desenvolvimento e qualificação económica.

Objetivos

• Assumir-se como interlocutor e como rosto da autarquia nas relações desta com os empresários e potenciais empreendedores;
  • Prestar informação abalizada e rigorosa sobre legislação, formalidades, apoios e contactos a estabelecer;
  • Apoiar o relacionamento do empresário com diversas entidades públicas e privadas, assumindo um papel de parceiro nas relações interinstitucionais.

Este Gabinete possibilitará ao investidor encontrar respostas céleres e eficazes, de modo centralizado. Nesse sentido, serão competências deste serviço:

• Manter atualizado o diretório empresarial do concelho;
  • Divulgar potencialidades económicas do concelho, com vista à captação de novos investidores;
  • Organizar seminários e outros meios de formação / informação do tecido empresarial local;
  • Informar e apoiar os empresários e as suas estruturas representativas;
  • Apoiar e acompanhar o relacionamento dos empresários com outras entidades;
  • Encaminhar os empresários para outras entidades competentes e prestação de informações prévias genéricas, designadamente em sede de licenciamento industrial e comercial.
  • Fomentar o empreendedorismo, através do estímulo do espírito empreendedor dos jovens, de ações de formação e informação e de incentivos diversos.