Comissão de Honra 2005-2006

Presidente da República (Dr. Jorge Sampaio), Presidente da Assembleia da República (Dr. Jaime Gama), Arcebispo Primaz de Braga (D. Jorge Ortiga), Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Dr, Macedo Vieira), Alice Vieira, Carlos Daniel, Jorge Gabriel, José Carlos Malato, José Carlos de Vasconcelos, José Saramago, Júlio Magalhães, Luís Aleluia, Luís Figo, Luisa Dacosta, Maestro Ferreira Lobo, Mariza, Merche Romero, Professor Daniel Sampaio, Professor Pinto da Costa, Rui Reininho, Ruy de Carvalho, Sónia Araújo e Vitor Baía.

Mensagens de Paz disponibilizadas pelos membros da Comissão de Honra, exclusivamente compostas para o “Encontro pela Paz”:

“A paz é um bem gerador de todos os bens. Com ela é possível sonhar um mundo de solidariedade onde todos crescem na dignidade de vida que, por natureza, lhes compete.”

Arcebispo Primaz de Braga (D. Jorge Ortiga)

“Cidade do mundo, a Póvoa é porto de encontro de diferenças que se conhecem, estimam, complementam e enriquecem. Com a Cultura de Tolerância e abertura que desde sempre cultivaram, os Poveiro são, entre si e com todos, Homens e Mulheres da Paz.”

Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Dr. Macedo Vieira)

“A paz não cabe numa frase. A paz não se constrói com slogans. A paz faz-se com o trabalho de todos, todos os dias. Com as palavras de todos os dias. Com os (aparentemente insignificantes) gestos de todos os dias. Com o tempo que inventamos para dar aos outros. Todos os dias. Se possível com um sorriso. Todos os dias.”

Alice Vieira

“O maior custo da humanidade é não ter preço para a Paz.”

Jorge Gabriel

“A Paz não deve ser um conceito vago apenas e só para ser usado em épocas pré-determinadas. A Paz constrói-se todos os dias na relação com os outros e sobretudo com nós próprios. Deve ser uma casa onde todos trabalham nos seus alicerces, um lar onde possa caber um mundo inteiro. Mãos à obra!”

José Carlos Malato

“A Paz é como a saúde. Porque a Paz é, a nível do mundo, dos paídes e das sociedades, o que a saúde é a nível individual: o mais importante; aquilo que quando falta, falta tudo. E porque só nos apercebemos de que ambas são o essencial quando as não temos. Ou seja, exactamente quando faltam. Por isso a Paz é símbolo maior dos anseios da humanidade a dos cidadãos. A Paz, não só de ausência de guerra, mas sinónimo de liberdade, justiça, tolerância e solidariedade entre as pessoas e entre os povos.”

José Carlos de Vasconcelos

“Quando se pensa na precaridade da vida a paz é uma evidência!”

José Ferreira Lobo

“Ao longo da História, a humanidade sempre foi levada a considerar a guerra como meio mais eficaz para a resolução dos conflitos, e sempre os que governam se serviram dos breves intervalos de paz para preparar a guerra seguinte. Mas foi sempre em nome de uma paz futura que se declararam todas as guerras. É sempre para que amanhã vivam os filhos pacificamente que hoje são sacrificados os pais. Daí que a paz seja usada como meio de chantagem moral por aqueles que têm interesse na guerra: ninguém ousaria confessar que faz a guerra pela guerra, afirma-se, sim, que se faz a guerra pel paz. Não há pior hipocrisia.”

José Saramago

“Para que os cordões da Paz nunca tenham nós nas pontas.”

Júlio Magalhães

“É urgente pintar o Planeta Azul com a cor Branca da Paz.”

Luís Aleluia

“Pela PAZ não há tempo a perder, nem espécie a descurar. PAZ é agir manifestamente pela vida e cuidar do mundo.”

Luís Figo

“É tempo de sermos civilizados e de nos comportarmos com sentido cívico global e englobante que abranja todos os povos do mundo e resolva por via diplomática e não pela guerra, os conflitos. Não à guerra, destruidora do ambiente e de vidas – quantos sábios, artistas, pensadores, músicos foram e terão sido ceifados antes de terem fruto? Não à guerra, com raízes de ódio, racismo, ocultos interesses expansionistas e económicos, que nos negam a liberdade de sermos diferentes em fraternidade.”

Luísa Dacosta

“A busca incessante pela paz, faz-nos percorrer caminhos que se denotam estreitos e  difíceis de alcançar. Ao sermos altruístas para com o próximo e aceitarmos as diferenças, esta busca deixará de ser utópica e a humanidade revelar-se-á forte. A Paz é a maior força da humanidade.”

Mariza

“Construamos em cada dia o sentido do outro, base essenial para a Paz.”

Professor Daniel Sampaio

“Pela Paz, antes ser Morto que Matar.”

Professor Pinto da Costa

“A paz é uma espécie em vias de extinção. Ameaçada no lar e agredida no exterior, exibida como troféu apenas na intermitencia dos conflitos. Enquanto estes seres, que se dizem humanos, não entenderem a sua função aqui e agora neste terceiro planeta, o sol continuará a contar, todas as manhãs, os corpos das vítimas da profunda guerra que nos vendem, emprestam ou simplesmente mostram…Só quem vive em Paz consigo próprio entenderá, um dia, provavelmente numa noite e antes de adormecer, que adquiriu uma requeza apenas igual à das águas das fontes ou do vento nas árvores.

O Planeta Terra exige PAZ.”

Rui Reininho

“Para que a Paz se faça é necessário que as promessas se cumpram.”

Ruy de Carvalho

“Só a tolerância e o diálogo podem ser mais fortes que outos interesses para governar o Mundo. Pela Paz e pela Vida, sempre!”

Sónia Araújo

“Defender a Paz.”