Até 28 de outubro, está patente, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, a exposição de pintura “Belo Horrível” de Ana Romero e Carla Maciel. A inauguração da mostra realizou-se no passado sábado à tarde, na presença das autoras.

Ana Romero nasceu em Vila do Conde, em 1971. Viveu em Moçambique. De origem espanhola, pela parte paterna. É licenciada em Artes Plásticas (Pintura), pela ESAP e licenciada em Design Industrial, pela ESAD. Profissionalizou-se docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A convite da embaixada portuguesa, expôs em 2021, durante o contexto pandémico, na Índia, em Nova Deli, numa mostra individual (online). No mesmo País, em 2023, numa coletiva de mulheres artistas, “Tudo o que somos”, 2023, no centro cultural de Nova Deli. Londres, (Dcontemporary, 20 Emergent Artists, 20 selecionados num universo de 800 artistas). Espanha, Fundação Araguaney, em Santiago de Compostela. Bertanzos e Ferrol “Segunda Face”, em 2020). Mosteiro dos Jerónimos, Montreaux, 70 cavaquinhos 70 artistas, a convite do músico Júlio Pereira. 2022, Bienal de Pintura Eixo Atlântico, Portugal e Espanha e participou no 3º Congresso Internacional de Criatividade e Inovação – CriaBrasilis, Imagens (Im)possíveis, com edição na revista Recriai, Brasil, 2023.

Carla Maciel nasceu na Póvoa de Varzim, em 1985. É licenciada em Artes Visuais e Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). As circunstâncias que envolveram a sua infância trouxeram-lhe a oportunidade e o privilégio de percorrer livremente o Cine Teatro da cidade: as suas primeiras memórias oscilam entre a beleza, o mistério, e tudo o que o cinema e o teatro proporcionam. Assim nasceu o seu interesse pelo mundo da Arte, que persiste até hoje.

As suas principais influências, em termos artísticos, são os movimentos Dadaísta e Surrealista; encontra na experimentação formas constantes e concisas de criação e expressão, exprimindo-se através do vídeo, da fotografia, das técnicas mistas, transitando entre o trabalho manual e o digital. Paralelamente, desempenhou funções como professora de Artes Visuais no primeiro ciclo, tendo como objetivo primordial a intenção de suprimir a ansiedade das crianças perante os espaços brancos, proporcionando-lhes, ao invés, um mundo de possibilidades.