Sessões nas Escolas

Sessao Escolas

Centenas de alunos vão conhecer alguns dos escritores participantes no Correntes d’Escritas, uma experiência única e extremamente enriquecedora, quer para os estudantes, quer para os próprios autores.

As escolas do concelho (EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, EB 2/3 Campo Aberto Beiriz, Grande Colégio/ Colégio de Amorim, Externato Paraíso dos Pequeninos, EB 2/3 de Rates, EB 2/3 de Aver-o-Mar, Escola Secundária Eça de Queirós, Escola Secundária Rocha Peixoto e EB 2/3 Cego do Maio) recebem a visita de Afonso Cruz, João Pedro Marques, Paulo Ferreira, Sandro William Junqueira, João Bouza da Costa, João Manuel Ribeiro, Manuel Jorge Marmelo, Pedro Rosa Mendes, Pedro Mésseder, Margarida Vale de Gato, Rui Zink e Cristina Norton.

Escolas de outros concelhos também vão conhecer e conversar com escritores participantes nesta 13ª edição. O Diana Bar foi o local escolhido para acolher estas sessões com a Escola EB 2/3 Dr. Augusto César Pires de Lima, com o Externato Paraíso dos Pequeninos, a Escola Secundária D. Afonso Sanches. Ivo Machado, Inês Pedrosa, Alberto S. Santos e José Jorge Letria. A Biblioteca Municipal será o local anfitrião de uma conversa mais madura, entre Luís Ricardo Duarte e Júlio Magalhães e alunos de Comunicação Social da Universidade do Porto.

Exposição

expo aproximacoes

A Biblioteca Municipal irá acolher a exposição “Aproximações”, fotografias de Jorge Barros. A inauguração está marcada para dia 23 de Fevereiro, pelas 19h30, e manter-se-á patente até 21 de Março.

Textos de Fernando Dacosta, Onésimo Teotónio Almeida, Victor Rui Dores, Armando Silva Carvalho, Vasco Pereira da Costa, Manuel Vilas Boas, Jaime Rocha, Maria Eduarda Rosa, Hélia Correia, Norberto Ávila, Álamo Oliveira, Levi Condinho, Alice Vieira acompanham as fotografias de aproximações de paisagens, momentos, imagens de recantos, entre o continente e as ilhas dos Açores.

Na mesma altura será feito o lançamento do álbum de fotografias do mesmo fotógrafo, As Ilhas Desconhecidas – notas e paisagens, com ou a partir de textos de Raul Brandão.

A sessão de abertura da exposição contará com um momento de cantares alentejanos e açorianos – mais um momento de aproximação entre os dois espaços geográficos, o Alentejo e os Açores – protagonizado pelo grupo “À Capella”.

Cinema

O Barao

“O Barão”, um filme de Edgar Pêra, será exibido no âmbito do Correntes d’Escritas, no dia 23 de Fevereiro, pelas 21h45, no Auditório Municipal.

Baseado na novela homónima de Branquinho da Fonseca e no conto “O Involuntário”, do mesmo autor, “O Barão” retrata a vida de um barão, ditador e caciquista, arrogante e controlador, misógino e cruel, uma personagem draculesca raramente vista no cinema português.

Feira do Livro

Feira Livro

Ao longo do evento, a Casa da Juventude irá acolher a Feira do Livro. Estarão disponíveis não só as obras mais recentes como também uma grande variedade de títulos da autoria de escritores que marcam a sua presença neste Encontro.

Correntes d’Escritas em Lisboa

O Correntes d’Escritas termina, na Póvoa de Varzim, no dia 25 de Fevereiro, mas Lisboa terá o privilégio de acolher mais quatro iniciativas.

No dia 27 de Fevereiro, às 18h30, Rosa Montero e Inês Pedrosa estarão à conversa a propósito do livro Lágrimas na Chuva. No dia seguinte, 28 de Fevereiro, às 18h00, Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski apresentam o seu livro Últimas Notícias do Sul, à qual se segue a inauguração da exposição fotográfica “De tinta y luz. Una mirada al alma de las letras hispanoamericanas”, também de Daniel Mordzinski. Finalmente, às 18h30, terá lugar a 8ª Mesa de Debate, com o tema “Traços de crise enriquecem o texto literário”. Esta última mesa contará com a participação de Afonso Cruz, Ana Paula Tavares, Care Santos, Manuel Moya, Valeria Luiselli e Helena Vasconcelos.

Todas estas actividades terão lugar no Instituto Cervantes.