Eduardo Bettencourt Pinto nasceu em Gabela, Sul de Angola, em 1954. Residiu temporariamente na Rodésia e viveu sete anos em Ponta Delgada, Açores, onde iniciou a sua actividade literária. Reside no Canadá desde 1983.
Vive actualmente na pequena comunidade de Pitt Meadows, arredores de Vancouver. É funcionário público e consultor informático. Além de vários livros publicados nos géneros de poesia e ficção, tem colaboração dispersa por jornais e revistas da diáspora norte-americana e europeia, bem como em Portugal continental e insular. Foi co-director, juntamente com Emanuel Jorge Botelho, da revista literária Aresta, e coordenador, com Laurindo Cabral, do suplemento literário “Seixo” do jornal Correio dos Açores.
Actualmente é o editor da revista de artes e letras Seixo review, na Internet. Tem participado em conferências nos Estados Unidos, Canadá e Portugal e Espanha. A sua poesia está representada em várias antologias, nos Estados Unidos, Brasil, Portugal e Inglaterra. O seu livro mais recente é Travelling with Shadows, uma edição bilingue de poesia (português/inglês), publicado em 2008. Foi galardoado em 2008 com o Prémio Copa no Canadá, a nível nacional, instituído pelo Congresso Luso-Canadiano.