O 10º número da Revista Correntes d’Escritas será dedicado a Luísa Dacosta, uma “poveira de coração”, que, em 2004, foi distinguida com a Medalha de Mérito pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Conceição Nogueira, Cristina Valadas, Francisco Duarte Mangas, João Pedro Messeder, José António Gomes e Paula Morão são os autores do dossiê Luísa Dacosta.

A escritora nasceu em Vila Real, em 1927. Acabado o liceu, matriculou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, onde terminou o curso de histórico-filosóficas, mas não a licenciatura. Professora do ensino oficial, Luísa Dacosta começou a sua vida literária em 1955 com a publicação de um livro de contos intitulado Província. A partir de 1970 iniciou a escrita de livros para crianças.

Na sua actividade de tradutora, traduziu obras de Nathalie Sarraute e Simone de Beauvoir.

Colaborou em numerosos periódicos, de que podem destacar-se: Colóquio/Letras, O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Raiz e Utopia e Seara Nova.

Entre as temáticas que mais a têm interessado situam-se os relatos de um quotidiano vulgar e a situação da mulher. Os seus livros situam-se num registo em que um sabor autobiográfico se mistura à crónica e ao conto.

Em 2002, as Edições ASA iniciaram a publicação da sua obra completa. Na última edição do Correntes a História com Recadinho foi reeditada pela editora.

Sebastião Alba, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alexandre Pinheiro Torres, Herberto Hélder, Mário de Cesariny, Lídia Jorge, Eduardo Prado Coelho e Agustina Bessa-Luís foram os homenageados até ao momento.

Para além deste dossiê, a Revista é constituída por mais duas partes fundamentais, uma com contos inéditos de vários escritores presentes nas edições do evento e outra dedicada à poesia. Aida Gomes da Silva, Alberto Torres Blandina, David Toscana, Inês Pedrosa, Júlio Conrado, Mário Lúcio Sousa, Miguel Miranda, Pedro Vieira participam na X edição da Revista com contos. Já na poesia, estão presentes Gastão Cruz, João Manuel Ribeiro, Margarida Ferra, Margarida Vale de Gato, Maria Teresa Horta e Yvette Centeno.

Será ainda publicado o trabalho vencedor do Prémio Literário Correntes d’ Escritas Papelaria Locus 2010 da autoria de Miguel Rocha de Pinho.