António Victorino d'Almeida

António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, em 21 de Maio de 1940.

Aluno de Campos Coelho, finalizou o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa com 19 valores e diplomou-se em Composição pela Escola Superior de Música da cidade de Viena com a mais alta classificação conferida por aquela escola.

Pianista, compositor e maestro, é ainda autor da adaptação para teatro musicado de A Relíquia de Eça de Queiroz e realizou o filme “A Culpa” – a primeira longa-metragem portuguesa a vencer um Festival de cinema no estrangeiro (Huelva, 1980).

Como escritor, publicou vários livros de ficção (Histórias de Lamento e Regozijo, Coca-Cola Killer, Tubarão 2000, Devoradores de Livros), de reportagem (Polissário), de temas musicais (O Que é a Música, Músicas da Minha Vida, Toda a Música que eu Conheço – 2 vols), um infantil (O Meu Primeiro Livro de Música) e a autobiografia Ao Princípio era Eu.

Escreveu, apresentou e realizou mais de uma centena de documentários culturais para a televisão, foi júri do Concurso de Piano de Moscovo e faz parte da actual direcção da Sociedade Portuguesa de Autores.