Drákula / 4 Outubro

 

Sinopse

Dr. Jonathan Harker, um célebre dentista inglês é chamado de urgência à Transilvânia, ao chegar ao castelo do seu cliente depara-se com um vasto espólio de doenças e estranhos hábitos de dieta e higiene oral: queda de dentes, gengivite, mau hálito e uma acentuada ausência de vitamina D.

No regresso a Londres, sucedem-se incidentes ainda mais perturbantes: o conde não consegue abandonar os seus hábitos perversos, nem a sua particular preferência por certos grupos de sangue. Nada parece detê-lo. Sem alternativa Dr. Harker pede ao seu colega e amigo Prof. Van Helsing – o grande Vampirologista. Entre A positivo e RH negativo, o romance, o suspense e o drama nas ruas sombrias de Londres. O renascimento do afamado Conde Drácula, para recuperar uma dentição que não resistiu à passagem dos séculos. O mito no seu sentido mais Vampiresco.

 

Ficha técnica: Criação Colectiva / Encenação: John Mowat /Interpretação: Jorge Cruz, José Carlos Garcia e Tiago Viegas

 

Historial:

A Companhia do Chapitô nasce em 1996, desenvolvendo desde logo uma linguagem artística própria. Desde a sua fundação, sob a direcção de José Carlos Garcia, procura um teatro que convida a pensar a experiência humana e amplie a participação, um trabalho colectivo em movimento e em relação, onde os elementos vocais, instrumentais, gestuais, rítmicos, e plásticos estão ao mesmo nível da linguagem verbal. Valorizamos formas que revelam a criatividade e o optimismo humano, daí a nossa vocação para a comédia, que responde quanto a nós à capacidade do homem perceber os aspectos mais insólitos da sua realidade física e social. O nosso propósito é criar e comunicar um teatro dos sentidos, que sintetiza as várias artes, de provocação e compromisso com o presente. Uma arte centrada no actor e no jogo entre estes e o público, afirmando a sua vocação universal. Desde 1996 ano da sua formação, produziu 25 criações originais, apresentadas tanto em Portugal como na Europa, América do Sul, Médio e Extremo Oriente.