Nusquam / 27 Setembro

Sinopse:

NUSQUAM [Lugar nenhum, utopia] é a nova produção de rua de teatro do Mar. Um espectáculo visual, sensitivo e emocional. Representado em quatro estruturas cénicas móveis – de cerca de sete metros de altura -, cruza as linguagens do teatro físico com a dança, a acrobacia aérea, o vídeo e a música original.

O ser humano oscila no vazio sem encontrar um lugar onde lançar raízes, enquanto fica asfixiado por uma avalancha de informação que não pode digerir – e da qual não retira qualquer alimento.

N U S Q U A M é uma reflexão sobre a natureza humana; um retrato possível do Homem contemporâneo na busca de si próprio e da sua razão de ser no mundo. O espectador é colocado diante da “enfermidade” do Homem contemporâneo: a procura desesperada para sobreviver à pressão da coerção social que nos aprisiona em “bolhas” particulares e nos transforma em indivíduos padronizados e reduzidos a normas sociais. A ausência de comunicação, a solidão, a veneração da televisão, a busca de modelos/ideais, a alienação e ideias ilusórias de liberdade e felicidade, a velocidade e invasão dos sentidos isola quatro personagens nas suas frustrações, conduzindo-as gradualmente a uma ruptura com a realidade.

N U S Q U A M é o caminho para o vazio, a perda de memória afectiva e cultural; um fosso apocalíptico onde todos caímos, sem que aparentemente haja uma verdadeira resistência.

 

Historial:

Fundado em 1986, em Sines, o Teatro do Mar é uma Companhia de teatro físico, itinerante por excelência, vocacionada para jovens audiências. A Companhia afirma-se através de uma linguagem de carácter contemporâneo e multidisciplinar, utilizando outras artes como o novo circo, a dança, a música, as artes plásticas e as novas tecnologias, como contributo para uma significação comum e global. Com mais de 50 produções teatrais montadas, desde a sua fundação, tem-se feito representar por todo o país e estrangeiro, marcando presença em inúmeros festivais.

www.teatrodomar.com