Integraram a sessão de abertura do Colóquio o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, o Presidente da Assembleia da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Afonso Pinhão Ferreira, o Diretor Regional da Cultura do Norte, Manuel Ponte, o representante da SA de Xestion do Plan Jacobeo, D. Francisco Singul, a representante do Porto e Norte de Portugal, Sofia Ferreira, e a Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado.

Paulo João Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, realçou a importância do Caminho de Santiago para S. Pedro de Rates, uma terra conhecida pela sua capacidade de receber e acolher quem lá chega, razão pela qual coloca a sua atenção no peregrino e todas as problemáticas inerentes ao Caminho. A construção do Albergue de Rates – o primeiro da era moderna em Portugal, é reflexo disso mesmo, é reflexo da preocupação em colmatar uma das mais básicas necessidades dos que percorrem o Caminho de Santiago – a estadia.

Luís Diamantino, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, destacou a importância desta iniciativa na promoção e desenvolvimento dos caminhos de peregrinação, bem como no posicionamento de S. Pedro de Rates e do Município no plano cultural nacional.

Seguiram-se as várias intervenções que, durante o resto do dia de sexta e manhã de sábado foram debatidos temas como o Românico no Caminho Português na Galiza, as marcas do Culto do Divino Espírito Santo ao longo do Caminho, a Música e o seu poder no Caminho, a Simbologia das Peregrinações, entre muitas outras.

Na sexta-feira, foi apresentado o Livro de Atas do Colóquio de 2014, primeira edição que integra a Biblioteca do Centro de Estudos Jacobeos de Rates, que tem como principais objectivos a promoção, estudo e divulgação do Caminho de Santiago.

A encerrar os trabalhos, no sábado, a Vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, Lucinda Delgado, agradeceu aos participantes deste Colóquio que, para além de contribuir para o aprofundamento do conhecimento da realidade do Caminho, serve para fortalecer a relação entre Portugal e Espanha no que respeita à promoção deste importante recurso turístico da região.

Além da participação de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Rates, o Colóquio contou com o especial presença de Jean Claude Benazet, autor do Hino do Peregrino, que vindo de Toulouse, apresentou, com o alto contributo da Escola de Música Padre Arnaldo Moreira, a versão portuguesa de “ULTREIA” – o Hino dos Caminheiros de Santiago.

Esta iniciativa cultural e artística culminou com um almoço, articulado com uma outra acção de âmbito gastronómico – o rates.com gosto, onde todos degustaram o prato representativo da gastronomia de Rates – o frango guisado à moda de Rates.

Veja a fotogaleria