As celebrações, organizadas pela Comissão de Festas de N.ª S.ª das Dores, arrancam no domingo, dia 14, e prolongam-se até 23 de setembro, sendo que o ponto alto das comemorações será no domingo, 21, com a grandiosa procissão.

A abertura das festas é assinalada com a girândola de morteiros e repique dos sinos, às 10h00, a marcar o começo da Missa Solenizada, às 10h30. Às 18h30 tem início o Septenário de Nossa Senhora das Dores que será celebrado todos os dias, sendo que, durante a semana, a Missa começa às 17h00. Os Sermões vão estar a cargo do distinto orador Padre José Gonçalves.

No dia 20, às 22h00, poderá assistir ao 1º Arraial Noturno, com a exibição do Rancho Caxineiro e Grupo Recreativo e Etnográfico “Tricanas Poveiras”, seguido do grande espetáculo de fogo preso e fogo de jardim.

No domingo, 21, haverá Missa Solene, às 10h30, e pelas 16h00 irá sair da Igreja de Nossa Senhora das Dores a Grandiosa Procissão presidida pelo Rev.º Pároco da Matriz, António Torres, com acompanhamento da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e da Banda Musical da Póvoa de Varzim. A procissão de Nossa Senhora das Dores começou por se realizar no quarto domingo de Agosto para se fixar desde o início do século passado no terceiro domingo de Setembro. Milhares de penitentes, de todas as idades e categorias sociais, incorporam-se todos os anos no cortejo religioso, na maioria descalços e com velas do seu tamanho na mão ou representativas da parte do corpo onde se pretende que ocorra a cura. O itinerário da procissão é o seguinte: Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre, Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça, Avenida Mousinho de Albuquerque e Largo das Dores. À noite, às 22h00, não perca o 2º Arraial Noturno, com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura e Rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai, seguido do grande espetáculo de fogo preso e fogo de jardim.

Destaque, ainda, para a tradicional Feira da Louça, a partir das 9h00 do dia 22, segunda-feira, e para a cerimónia do Beija-Mão da Senhora que decorre no dia 23, entre as 16h00 e as 23h00, atraindo centenas de devotos.