A música, as fogueiras, as rusgas a desfilar, a visita aos tronos que embelezam cada bairro, a sardinha a assar e a boa disposição, tudo isto é obrigatório e não faltou.

Este ano, o canal de televisão Porto Canal também cá esteve e emitiu, em direto, da Praça do Almada, as Festas de São Pedro, contando com as entrevistas ao Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e Luís Diamantino. As rusgas de São Pedro também fizeram a sua atuação e o representante de cada bairro falou da sua participação nas Festas da Cidade. José de Azevedo, Ti Desterra e Carlos Chumbada partilharam as suas histórias e deram a conhecer tradições poveiras.

O dia de ontem – Dia de São Pedro – ficou marcado pelas celebrações de caráter religioso em honra do padroeiro. Às 11h00 realizou-se a tradicional Missa de S. Pedro, na Igreja da Lapa. Às 15h00 e às 21h30, o concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e pela Banda de Riba de Ave, na Praça do Almada e Largo do Passeio Alegre, respetivamente. Às 17h00, a Majestosa Procissão de S. Pedro saiu da Igreja Matriz rumo à Igreja da Lapa.

Hoje, 30 de junho, é Dia Festivo dos Serviços do Exército e da sua Escola e, para além das iniciativas decorrentes, esta manhã, na Escola Prática dos Serviços, haverá, às 21h00, um Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Garrett.

Nos dias 1 e 2 de julho, às 21h30 vai realizar-se, no Largo do Passeio Alegre, um Espetáculo musical com artistas poveiros. No dia 1 de julho, quarta-feira, Rui Silva, Sílvia Magalhães, Noé Gavina, Domingos Moça e Banda UNLESS irão atuar, por esta ordem, no palco do Passeio Alegre. No dia 2, André Pereira, Adriana Paquete, Marlene Maio, Rui Nova, Manuel Moura e Banda Módulo 6 serão os artistas da noite.

A 3 de julho, às 22h00, a marginal poveira irá encher-se de brilho e cor com o Desfile das Rusgas na Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos. Antes disso, às 21h30, será inaugurada, na Biblioteca Municipal, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas – Cheia ed. 4.

No dia 4 de julho, às 16h00, haverá um Jogo de Futebol Câmara Municipal x Juntas de Freguesia, no Estádio Municipal. Mais tarde, haverá, novamente, noitada. Cada bairro fará uma festa mais localizada para os seus apoiantes.

Para esta noite, o Bairro de Belém irá apresentar, às 22h00, no palco junto ao trono, a atuação das suas Rusgas infantil, juvenil e sénior. A partir das 23h00 e pela noite dentro, contará com a atuação do grupo Miragem.

O Bairro da Matriz que, desde 26 de junho e até 5 de julho, realiza uma Mini-feira da Gastronomia, na Praça do Almada, “Matriz na Praça, Folia e Graça”, na noite de 4 de julho, a partir das 22h30, vai apresentar a atuação das suas Rusgas infantil, juvenil, sénior e veteranos, no palco na Praça do Almada. Das 23h30 em diante, no palco junto ao trono, a Banda Módulo 6 vai atuar pela noite dentro.

Às 21h30, a Rusga da Mariadeira vai desfilar por algumas ruas do Bairro, e às 22h00, terá início a atuação dos artistas poveiros Noé Gavina e Rui Nova, no palco junto ao trono. A noite prossegue com a atuação de Tino de Rans, da Rusga da Mariadeira e de Romana.

Às 22h00, as Rusgas do Bairro Norte vão desfilar por algumas ruas do Bairro, e, no palco junto ao trono vai atuar o artista poveiro Manuel Moura. Mais tarde, as Rusgas do Bairro Norte atuam no palco.

As Rusgas do Bairro Sul irão sair da sede às 21h30 e durante cerca de uma hora irão desfilar pelas ruas do Bairro Sul. Às 22h30, sobem ao palco, no Largo António Nobre, onde irão atuar as Rusgas infantil, sénior e casados. A animação continua pela noite dentro, no “Lota Folia”, no Auditório da Lota.

Às 21h30, a Rusga de Regufe vai desfilar por algumas ruas do Bairro, atuando, no palco junto ao trono às 23h30. Às 22h30, terá início a atuação do artista poveiro Miguel Laranjeira, responsável pela animação noite dentro.

À meia-noite, e em simultâneo nos diferentes bairros, haverá fogo-de-artifício a rechear o céu da Póvoa com as cores dos bairros.

No domingo, 5 de julho, o dia começa com o Grande Prémio São Pedro, prova de atletismo que reúne mais de mil atletas na nossa cidade a disputarem esta prova.

À noite, os poveiros rumam ao Estádio do Varzim para, fervorosamente, apoiarem o seu bairro. Às 22h00, terá início o Espetáculo das Rusgas. Sobre esta iniciativa o Vice-Presidente informou que “contará com uma pequena alteração e vamos ver se resulta: a primeira a atuar será a Rusga da Póvoa para dar este sentido de coesão que queremos transportar da cidade, da comunidade e de todos os bairros que estão unidos para que as festas sejam as melhores possíveis. Haverá ainda uma alternância nas atuações, intercalando os bairros da Matriz, Norte e Sul com os restantes (Belém, Mariadeira e Regufe), e a meio do espetáculo teremos a Rusga do Mapadi”. Sobre esta alteração, Luís Diamantino explicou que “é também uma forma de ver se conseguimos fazer com aquela moldura humana se mantenha e não haja quebras para que o espetáculo tenha uma certa continuidade. Todos os bairros concordaram que assim fosse”, transmitiu. O fogo-de-artifício volta a abrilhantar a noite poveira e, à meia-noite, o céu será de todas as cores, durante alguns minutos. Lançado junto às Piscinas Municipais, o Espetáculo Piromusical encerra os festejos de São Pedro 2015. Um momento único de magia, cor e fantasia a não perder…