Em frente ao Castelo, no passado sábado, um mar de gente esperava para ver o desfile de moda que trouxe à Póvoa de Varzim Merche Romero e Iva Lamarão, duas das muitas manequins que passaram roupas, calçado e acessórios de lojas situadas na nossa cidade. Ambas conquistaram o público com a sua beleza, simpatia e naturalidade e agradeceram o convite e o acolhimento da população.

O Presidente da Câmara Municipal afirmou que “poucos imaginariam que, neste espaço do Castelo, seria possível realizarmos um evento deste”. Aires Pereira sublinhou que “a realização deste evento só foi possível graças à colaboração de um conjunto de empresas da Póvoa de Varzim que, com empenho e imaginação, apoiam a Câmara Municipal e acreditam que é possível voltar os holofotes do país para a Póvoa de Varzim e que cada vez mais pessoas visitem a nossa cidade. A todos aqueles que, com o município, estão empenhados em tornar a nossa terra numa referência do noroeste peninsular, um sítio onde é bom viver e onde é bom passar férias, agradeço profundamente”.

A recuperação da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição faz parte de um projeto maior, que inclui o Cine-Teatro Garret e a construção do Museu do Mar, na antiga fábrica “A Poveira”: “iniciámos a “trilogia Garrett-Castelo-Poveira” no dia 14 de junho, quando inaugurámos o Cine-Teatro. Para quem não acreditava que seria possível, desde esse dia, o Garrett acolheu 30 espetáculos e mais de 12 mil espetadores. Milhares de pessoas vieram até ao centro da cidade, comprovando que é sempre possível melhorar, inovar. Aquele é um espaço de cultura, de arte, de música, de teatro, de dança, será tudo aquilo que nós, poveiros, quisermos. É isso que também queremos para a Fortaleza”, anunciou o Presidente da Câmara Municipal.

Quanto à recuperação do Castelo, Aires Pereira explicou que “a nossa intervenção é muito minimalista, como não podia deixar de acontecer num Monumento Nacional. Vamos potenciar o espaço com um restaurante, um snack-bar e com estabelecimentos comerciais. Estes, serão aquilo que os poveiros e os interessados tiverem imaginação e capacidade para os tornar. Dentro daquele espaço poderá acontecer teatro, música, desfiles de moda. Tudo iremos fazer para trazer a esta zona da cidade uma nova e moderna centralidade e voltar a dar a este Monumento Nacional, que está abandonado, o seu brilho”.

A principal preocupação do autarca é dar oportunidades aos mais jovens, “que estão desanimados, sem perspetivas e que pensam que ninguém está empenhado em resolver os seus problemas. É essencialmente para os jovens que estão a começar as suas atividades profissionais que estamos a criar este espaço, para que tenham a oportunidade de começarem os seus negócios num espaço moderno”.

“A próxima vez que voltaremos a este espaço será para festejarmos a sua abertura e quero que isso aconteça no S. Pedro de 2015”, revelou Aires Pereira.

Dentro do Castelo, Rui Drumond apresentou o seu trabalho discográfico, lançado na passada semana. A vista magnífica sobre o mar foi o cenário perfeito para as baladas mais românticas do recente vencedor do programa de televisão “The Voice”. Os dj’s Mariana Couto, Cat e Bruno Pereira deram música a centenas de pessoas que dançaram até de madrugada.

Esta noite foi uma antevisão de muitas outras, já a partir de 2015.

Este evento foi realizado através de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Associação Comércio ao Ar Livre, a Tri-Art e a Party People.

Veja a fotogaleria.