Antes da apresentação e almoço, no Salão Paroquial de São Pedro de Rates, realizou-se uma visita à exposição de trajes gastronómicos “Emoções gastronómicas em Rates”, da coleção particular de Paulo Sá Machado, patente no Núcleo Museológico de Rates.

Várias confrarias do país participaram no evento, que contou também com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, e de Paulo João, Presidente da Junta de Freguesia de Rates.

Veja algumas imagens da iniciativa.

O “Frango Guisado”, iguaria criada a partir da memória coletiva da vila, foi apresentado e confecionado ao modo do Chef Marco Gomes.

Na terra fértil de S. Pedro de Rates, a galinha é, desde há largas décadas, a ave que abunda nos quintais. Desde a casa de parcos recursos até às famílias abastadas da freguesia, a galinha representa a base da alimentação familiar que, cozinhada de diferentes formas, resulta em vários pratos, normalmente económicos mas muito saborosos, como é o caso do frango guisado.

O Frango Guisado resulta da combinação de alguns ingredientes básicos, como a cebola, o tomate, o azeite e o vinho que, cozinhados e acompanhados com outros alimentos, como a batata, o arroz e os legumes, fazem as delícias de qualquer mesa.

Demonstrando porque é, justamente, considerada uma Terra feita de tradição, de história e de uma enorme riqueza humana, Rates apresenta um prato de frango criado em casa, que realça os sabores típicos da região, aliando tradição e contemporaneidade numa receita com um sabor único.