O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, deu a conhecer os locais de intervenção, nomeadamente, a foz da Ribeira da Barranha em Aguçadoura, a foz do Rio do Esteiro e a marginal marítima de Aver-o-Mar.

Veja a fotogaleria.

Sobre o decorrer dos trabalhos, Paulo Lemos referiu que “estão a decorrer a bom ritmo e a reforçar a resiliência desta região, bem como a sua atratividade”. Neste sentido, explicou que “a requalificação que está a ser feita, sobretudo, na marginal marítima de Aver-o-Mar, é importante para atrair mais turismo de qualidade, mais visitantes mas, sobretudo, é a resposta que demos aos temporais que houve o ano passado”.

O Secretário de Estado do Ambiente esclareceu que esta intervenção resultou de um “trabalho importante de ligação entre as autarquias e o poder central em que, no fundo, as autarquias assumiram essa responsabilidade, o Estado financiou e tem resultado”.

Paulo Lemos garantiu que “o Governo vai continuar a investir no litoral. Já investimos cerca de 300 milhões de euros nos últimos anos, mas o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que vai gerir as verbas até 2020, prevê uma verba significativa para o litoral”.

O Presidente da Câmara Municipal transmitiu que “o Município tem um compromisso com o Ministério do Ambiente de, até ao início da época balnear, as obras estarem concluídas. E os trabalhos estão suficientemente adiantados”.

Aires Pereira explicou que “uma vez que as obras financiadas pelo Ministério do Ambiente são as de recuperação da orla costeira devido às intempéries de há dois anos também nos permitiram alavancar com um conjunto de investimentos paralelos, nomeadamente, na marginal de Aver-o-Mar, que vai permitir avançar com o plano que temos previsto para aquela zona ao nível da colocação dos equipamentos e da requalificação de toda a área”.

O edil esclareceu que “a requalificação da marginal e colocação de equipamentos está consagrada, em termos de financiamento, através das verbas da zona de jogo. Este ano, já foi colocada uma verba substancial para avançar e, no próximo ano, irmos consolidando. Com a libertação de mais verbas, devido ao Cine-Teatro Garrett já estar concluído e já não haver necessidade de gastar lá mais dinheiro, irá, então, ser usado para a requalificação desta zona. Esta é uma das obras mais importantes para nós porque estamos a recuperar quase seis quilómetros de costa com o impulso dado pelo Ministério do Ambiente”, transmitiu.

O Presidente adiantou que “a obra tem outras fases ao longo do seu percurso. Quando tudo estiver consolidado, vai ser muito interessante. Vamos ter a nossa costa toda requalificada desde Aver-o-Mar até ao limite do concelho com obras e apontamentos como são os passadiços, a consolidação da estrutura dunar e a proteção da vegetação autóctone”.

Aires Pereira fez questão de referir ainda algo que foi inovador: “a autorização que o Ministério do Ambiente deu para a utilização dos dragados do interior do Porto de Pesca que permitiu um crescimento da praia e aumentar ligeiramente a cota para, de uma forma natural, o mar ter mais dificuldade em galgar. Foram colocados mais de oito mil metros cúbicos de inertes do nosso Porto de Pesca”, informou.

A obra do Ministério do Ambiente tem um orçamento de cerca de 1 milhão e 900 mil euros. O Município da Póvoa de Varzim tem um conjunto de obras anexas, como são os 300 mil euros que afetou para a requalificação da zona da marginal de Aver-o-Mar.