Aires Pereira informou que “a obra de recuperação da Fortaleza foi adjudicada à proposta de mais baixo preço, pelo prazo de 7 meses. Estamos em condições para, durante o mês de janeiro, dar início a esta empreitada à qual concorreram 24 empresas e teve como vencedora a empresa Corte Recto pelo montante de um milhão e 45 mil euros. Esta verba tem comparticipação do Fundo de Turismo”.

O edil referiu a adjudicação da prorrogação do contrato de serviços de limpeza urbana em Aver-o-Mar e Póvoa de Varzim.

À margem dos temas desta reunião, o Presidente esclareceu que a Câmara, com a ajuda do Fundo de Turismo, está a proceder à recuperação do Farol de Regufe, que considera ser “um ícone e uma marca da paisagem poveira”.

Aires Pereira deu nota de outro assunto da atualidade: a retirada de areia do Porto de Pesca. “Ao fim destes anos todos, é a primeira vez que é permitida a retirada de inertes para aplicação direta em praias. Na recuperação da frente costeira, obra iniciada no passado mês de novembro, estava prevista a compra de cerca de 5 mil metros cúbicos de areia para fazer recarga naquela zona”. O edil recordou que na última visita da Ministra Assunção Cristas lhe havia colocado a questão do possível aproveitamento das areias retiradas do Porto de Pesca e, “finalmente, tivemos uma autorização e estamos a retirar 5 mil metros cúbicos que estão a acelerar a dragagem e a retirar inertes que, de outra forma, teriam que ser retirados pelo mar. Estamos a fazê-lo de acordo com o plano de dragagens da Direção-Geral para facilitar o trabalho da própria draga. Esta areia, retirada por terra, está ser colocada em Aver-o-Mar, junto à obra de recuperação da frente de mar. É uma operação que ainda vai demorar alguns dias”, transmitiu.

Como balanço de 2014, o Presidente da Câmara considera que “este foi um ano que correu particularmente bem à Câmara da Póvoa de Varzim. Conseguimos concretizar alguns projetos que tínhamos e tivemos a sorte de vir ao nosso encontro a questão da Garagem Linhares que considero ser a principal aquisição que fizemos este ano e que vai ter uma relevância grande na nossa cidade e, mais concretamente, na recuperação da Praça do Almada. Temos também concluído o processo da fábrica A Poveira. São duas marcas importantes, que se articulam muito bem no projeto que temos de recriação e animação da cidade e como forma também de criar emprego sustentável e novas oportunidades”.

Aires Pereira referiu ainda que, “a um outro nível, conseguimos também concorrer a Fundos Comunitários e obter financiamentos para algo que tinha previsto fazer ao longo dos próximos 4 anos e que vamos conseguir fazer, quase na totalidade durante o próximo ano: arrelvamento dos campos sintéticos”.

Como nota pública, o edil realçou ainda “a importância que tem e que foi dada à ação dos funcionários Artur Alves, Horácio Costa e José Pinheiro, que foram recebidos pelo Presidente da República, e que nos deve a todos encher de grande orgulho”.

De uma forma global, “temos o orçamento praticamente executado a 98% e conseguimos concluir o calvário do processo de revisão do Plano Diretor Municipal. Portanto, estamos preparados para, no próximo ano, dar início às obras que são necessárias serem feitas. Dentro do que tenho referenciado como o projeto «A Póvoa para o século XXI», temos as ferramentas e as condições para passarmos ao plano de ação no terreno. Não podia estar mais contente em relação ao que se passou este ano. 2014 foi um ano muito bom para a Câmara Municipal e para os poveiros”, constatou Aires Pereira.