Passar para o conteúdo principal

No passado sábado, 8 de dezembro, foi inaugurada, na Galeria Ortopóvoa, a Exposição de Pintura "Diálogos com o Límbico" da autoria de Carlos Silva.

Esta é a 16ª exposição que Afonso Pinhão Ferreira promove na sua galeria e estará patente durante três meses.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, marcou presença nesta sessão inaugural.

O artista transmitiu que esta é a sua primeira grande exposição individual e explicou o título que escolheu dar-lhe: “límbico deriva de limbo, que por sua vez pode ter vários significados, mas pretendo referir-me, especificamente, às várias estruturas do cérebro, o nosso cérebro primitivo, aquele que recebe através dos órgãos dos sentidos as expressões do exterior e as conota com afetividade, emoção. É um tribunal de primeira instância que temos e com que julgamos tudo para que olhamos. É a primeira impressão, sem intervenção do racional”.

Neste sentido, Carlos Silva esclareceu que em “Diálogos com o Límbico” pretende que “as formas, as cores, esta forma de expressão possa causar uma reação de prazer nas pessoas que o vêm”.

O Professor Doutor Especialista em Ortodontia revelou que “a pintura surge como forma de libertar-se das suas obrigações profissionais e científicas e utilizar uma latitude onde se possa expressar outra forma; é uma linguagem para fugir ao rigor profissional”.

Afonso Pinhão Ferreira assumiu que na sua “recente e alugada atividade de galerista”, lhe compete selecionar o artista e decidiu convidar o seu amigo Carlos Silva que, em dois anos, produziu as 27 telas expostas.

Para Afonso Pinhão Ferreira, “observar a pintura de Carlos Silva, é interiorizar uma rutura atrevida. Todo o espaço da tela abandona a realidade e abona a criatividade. A geometria é desprezada para a incerteza ser criada. E, sem realidade e sem geometria, surge no observador a curiosidade e a fantasia. O espaço da tela é a cor que o revela, sendo a policromia que enforma a volumetria. De cada pintura não emana qualquer presença, sendo a presença a própria pintura. As pinturas do Carlos não cabem nas molduras; oferecem o espaço interior enquanto absorvem o espaço exterior”.

Afonso Pinhão Ferreira sugere que “de forma neuro-emocional, se percorra com passos limitados os espaços ilimitados do Carlos Silva, não vá perder-se na imensidão da imaginação”.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.