Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, começou por anunciar que “vamos ter o Festival Internacional de Música, na sua 36ª edição, a passar pelo Cine-Teatro”, onde terão lugar três concertos. Será lá que irão atuar Os Músicos do Tejo e Raquel Camarinha e Raúl da Costa. A este “duo natural da Póvoa de Varzim”, Luís Diamantino fez um “realce afetivo”. Tratando-se de artistas poveiros, que “começaram a trabalhar nesta área na nossa Escola de Música e que agora estão na sua formação fora de Portugal, em Paris e na Alemanha, será, com certeza, um regresso ansiado por todos nós”.

O Cine-Teatro Garrett irá ainda acolher o “concerto da Orquestra de Estágio Gulbenkian, que é dirigida pela maestrina Joana Carneiro. Esta orquestra será, com certeza, ansiosamente esperada, aqui, no dia 26 de julho”, revelou o autarca.

O Vereador considera que “estes serão momentos que o Garrett irá viver de forma diferente”.

Luís Diamantino referiu-se ao material promocional do 36º FIMPV, lembrando que a imagem gráfica era resultante de um concurso, do qual saiu vencedor Plenimagem.

Em relação aos investimentos que o evento envolve, o autarca esclareceu que “para o Festival Internacional de Música, o Quarteto Verazin, o Concurso Internacional de Composição e para a edição da obra vencedora do Concurso, temos um montante de 193 mil euros, dos quais 178 mil se destinam exclusivamente ao Festival. A Direção-Geral de Artes disponibiliza um subsídio para este montante de 132 mil euros. Somos dos festivais que tem um subsídio mais alto, o que significa que é reconhecido pela Secretaria de Estado da Cultura. Este apoio resulta de uma candidatura feita pelo Município para um quadriénio, sendo que vamos no 2º ano, o que significa que temos mais dois anos de subsídio para o Festival de Música”.

O Vereador da Cultura explicou que “para além do montante da Direção-Geral das Artes, o Festival conta com a Câmara Municipal que presta um apoio líquido de 53 mil euros, para além de todo um apoio a nível logístico, desde funcionários a instalações, que acarreta quase outro tanto como a verba anunciada. Tudo é contabilizado na candidatura e é aceite”.

Luís Diamantino fez questão de dar conta da aquisição, por parte da Câmara Municipal, de um “piano novo para o Cine-Teatro Garrett, que possivelmente será estreado por Rodrigo Leão, a 14 de junho”.

O autarca referiu-se ainda à Escola de Música da Póvoa de Varzim que “tem desempenhado um papel muito importante ao longo dos anos, nomeadamente na propagação da música na Póvoa de Varzim, para criar mais melómanos e pessoas que gostam de ouvir música e também por toda a atividade paralela ao Festival de Música”, acrescentando que “a Escola tem causado um impacto muito interessante na comunidade”. Aproveitou ainda para anunciar que a Escola de Música iria participar na programação da reabertura do Cine-Teatro Garrett, a 19 e 20 de junho, apresentando o Musical “As Abelhas”.

João Marques, Diretor do Festival de Música da Póvoa de Varzim, informou que a 36ª edição do Festival dedica especial atenção à música antiga historicamente informada, como habitualmente. Essa rubrica contará com 7 concertos: os italianos Il Pomo d’Oro (em estreia em Portugal) sob direção do violinista Roberto Minasi (‘Le quattro stagioni’ de Vivaldi), a 12 de julho; o regresso de Stile Antico, com um programa em torno de alguns dos Mestres barrocos europeus, a 14 de julho; a estreia no FIMPV do quarteto vocal norte-americano Anonymous 4 (música da Idade Média e das tradições americanas), a 17 de julho; Os Músicos do Tejo com a ópera oitocentista “La Spinalba” de Francisco António de Almeida, a 19 de julho; o agrupamento português Arte Mínima sob direção musical de Pedro Sousa Silva (o Ofício de Defuntos em torno da música de Lopes Morago), a 25 de julho; o Ensemble Clepsidra sob direção de José Luís Borge Coelho (música vocal com textos do ‘Cântico dos Cânticos’), a 27 de julho, na Igreja da Misericórdia. Este concerto está integrado nas comemorações do 1º Centenário da Igreja da Misericórdia. E, a encerrar a edição, a 29 de julho, o regresso de L’Arpeggiata de Christina Pluhar, agora com o programa ‘Audi caelum’ – música sacra italiana do séc. XVII (Monteverdi, Cazzati, Strozzi, Ferrari e Sances).

No que concerne à música de câmara, foram convidados: o Quatuor Ebène (em estreia no FIMPV), a 28 de julho; o Quarteto Verazin (formação residente do FIMPV), a 15 de julho; o duo Raquel Camarinha (soprano) e Raúl Costa (piano), a 20 de julho; o Trio do Desassossego, jovem agrupamento instrumental português galardoado com o 1º Prémio do PJM da RTP Antena 2 – 2013 (música de câmara), a 21 de julho; a 22 de julho, o Ensemble Darcos sob direção do compositor Nuno Côrte-Real, cujo concerto estreará uma sua obra encomendada pelo FIMPV e encerrará o 7º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a estreia das duas obras finalistas, dos compositores Afonso Teles e Gerson Batista; a 24 julho, o recital de trombone e piano por Gabriel Antão e Pedro Costa, vencedores do 1º prémio ex-aequo do 15º Concurso de Interpretação do Estoril; e a 23 de julho, o recital do pianista russo Alexei Lubimov que interpreta música de Mozart, Schubert e Claude Debussy (as suas gravações de obras deste compositores têm obtido entusiásticas aclamações em todo mundo).

A música sinfónica, a 26 de julho, estará a cargo do Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob direção de Joana Carneiro, com música de Claude Debussy, Piotr Tchaikovsky e Antonín Dvorák.

O musicólogo Rui Vieira Nery inaugura a edição com mais uma das suas apreciadas conferências, desta vez com uma homenagem a Richard Strauss, em ano de efeméride.

No âmbito das manifestações paralelas do 36º FIMPV, haverá diferentes Masterclasses: António Salgado (canto); Miguel Rocha (violencelo); Luís Pipa (piano) e Quatuor Ebène (música de câmara). As inscrições para as Masterclasses podem ser feitas online, no formulário para o efeito no portal municipal de onde também podem descarregar a ficha de inscrição.

O pedido de informações e envio de inscrições deve ser feito para o email festivalmusica@cm-pvarzim.pt.

O FIMPV 2014 propõe a divulgação de música de 43 compositores, entre os quais 11 portugueses e diversos autores anónimos. Num total de 186 intérpretes, 145 são portugueses e os restantes provêm da Alemanha, Áustria, Espanha, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. A sua realização ficará a dever-se aos apoios institucionais da Direcção-Geral das Artes, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, bem como a diversos apoios ao abrigo da Lei do Mecenato, da colaboração da Arquidiocese de Braga e de importantes meios da comunicação social.

Consulte o programa completo do 36º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.