A primeira jornada será disputada em formato de corta-mato, a exemplo das edições anteriores, e tem inicio marcado para as 9h30. Presentes estarão as equipas do Mapadi, Atlético da Póvoa, Clube Desportivo da Póvoa, Centro Desportivo e Cultural de Navais, União Desportiva e Cultural de Argivai, Grupo Recreativo de Regufe, Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, Centro Cultural e Desportivo de Terroso, Clube de Atletismo da Póvoa de Varzim, Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém e Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense.

Constituído por 12 provas (4 de corta-mato, 4 de estrada e 4 de pista), o PPA é uma atividade composta por corridas de participação individual e coletiva, que visa promover a prática do atletismo e dos melhores valores do desporto, confraternização e amizade, por entre as coletividades do concelho.

Até 17 de maio de 2020, seguir-se-ão mais 11 jornadas, que serão disputadas em Argivai, Beiriz, Balasar, Estela, Laúndos, Póvoa de Varzim, Aguçadoura, Terroso, Rates, Navais, Amorim e a finalizar, em Aver-o-Mar. A 40ª edição do evento tem final oficial agendado para o dia 10 de junho, no Parque da Cidade, com a entrega de prémios e lembranças na Cerimónia de Encerramento.

Do calendário do PPA 2019/20 fazem igualmente parte provas de aniversário das associações participantes e provas de nível nacional, como a Corrida dos Reis e a Corrida de S. Pedro, também organizadas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.