O Vice-Presidente da Câmara Municipal começou por explicar que era no Salão Nobre que a Câmara recebe todas as pessoas importantes, por isso, é uma sala de boas-vindas que está ornamentada com artigos ímpares, como os tapetes de Beiriz. Depois falou um pouco sobre a história do herói poveiro Cego do Maio, que está representado nesta sala.

Estes professores vieram conhecer o sistema de ensino e de educação português no geral, mas com um interesse especial para os cursos profissionais, daí que as perguntas feitas foram mais direcionadas aos cursos profissionais e à forma como são lecionados e estruturados aqui na Póvoa de Varzim.  Depois de verificaram que há algumas diferenças entre o sistema de ensino Húngaro e o português, Luís Diamantino disse que numa Europa cada vez mais unida as diferenças são as riquezas de casa país.

Foi um momento de interação em que o Vice-Presidente da Câmara Municipal espera que os 8 professores possam ter aprendido com a sua ajuda, mas também os alunos e professores poveiros possam aprender com a passagem deste professores pela cidade.

Nos dias que lhes restam pela Póvoa vão conhecer algumas empresas que têm contactos com escolas e algumas escolas.