Esta foi a primeira visita desde a nova adjudicação da obra e não poderia ser mais diferente da última – veja aqui e no vídeo abaixo o estado em que foi deixado o espaço em abril do ano passado. Recorde-se que esse foi o momento em que a autarquia se viu obrigada a tomar posse administrativa e a abrir novo procedimento concursal, logo após ter constatado que, naquela que deveria ser a reta final da obra, ainda faltavam realizar 70% da totalidade dos trabalhos contratualizados.

Para Aires Pereira, “a comparação é inevitável… depois de uma visita traumática no ano passado, agora temos a sensação de que a Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves está, finalmente, em bom ritmo!”. Os profissionais presentes na visita partilharam o mesmo sentimento expresso pelo Presidente da Câmara, tendo frisado que o ritmo, volume, profissionalismo e capacidade de trabalho agora demonstrados fazem toda a diferença. “Ao todo, temos hoje entre 60 a 70 trabalhadores a operar, em várias frentes de trabalho em simultâneo; ao passo que antes tínhamos apenas, no máximo, 15 profissionais presentes na obra diariamente”, referiu um dos responsáveis.

Segundo o Presidente da Câmara, “apesar de o encargo ter sido maior para o Município – visto que tivemos que acautelar a continuação da obra deixada a meio e, adicionalmente, a correção de várias falhas, erros e estragos provocados – é com muito alívio que vejo agora que a situação está controlada e bem encaminhada… Os nossos alunos merecem!”. De realçar que não houve alteração quanto ao arquiteto, gestor do contrato, dono de obra ou responsáveis pela fiscalização, os quais – à exceção do empreiteiro – se mantêm desde o início da intervenção na escola.

Apesar de ter ficado contratualmente definido o mês de novembro como prazo para conclusão da obra, a nova equipa assegurou, durante a visita, que tudo fará para terminar os trabalhos a tempo do início do novo ano letivo. O Presidente da Câmara deixou, por fim, uma nota de agradecimento à Direção e à Associação de Pais da Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves pela atitude compreensiva, colaborativa e de entreajuda.