A abertura aconteceu no final da passada semana, no Auditório Municipal.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, foi o anfitrião do primeiro evento relacionado à edição de 2018, o seminário “Indústria 4.0: da hotelaria e turismo às artes criativas”.

O autarca afirmou que está a surgir um novo tipo de indústria: que cria riqueza às empresas, mas traz riscos para os trabalhadores; porque as máquinas pensam; porque, como as máquinas pensam, as empresas também já contratam robôs – e ninguém sabe até onde evoluirá a inteligência artificial. Por isso, a aquisição de competências é cada vez mais essencial na procura de emprego nesta nova era industrial; só a competência garantirá trabalho, neste futuro tão incerto. Daí a necessidade da formação permanente”.

Luís Diamantino focou a importância que o Turismo tem no país como atual e futuro motor da economia: “foram mais de 20 milhões de turistas em 2017, com as receitas a crescer 16,6% face a 2016 (aliás, as receitas duplicaram em 7 anos), o Turismo a render 41,5 milhões por dia”.

A relevância do setor  na área do Porto e Norte, que foi o destino proferido dos portugueses e o 2º eleito pelos espanhóis (curta diferença face a Lisboa), também foi destacada: “em 2017 bateu todos os recordes com 7,4 milhões de dormidas”.

Há um outro aspeto para o qual tenho de chamar a atenção, sobretudo porque, nesta lógica da indústria 4.0 e da crescente função que delegamos na tecnologia, tendemos a pensar que lidamos com máquinas e não com pessoas, com seres humanos. Ora o turismo é, por excelência, a atividade que coloca o ser humano no centro do negócio.

O novo turismo exige atenção, exige tratamento personalizado.