Intitulada “A Lenda dos Namorados da Póvoa de Varzim”, a exposição tem inauguração marcada para as 18h30 da próxima quarta-feira, 8 de fevereiro, no Posto de Turismo, onde irá reunir algumas figuras emblemáticas da sociedade poveira, que procurarão dar um contexto histórico e social a esta festividade na Póvoa de Varzim.

O reputado escritor e jornalista poveiro José de Azevedo irá abordar “A Nossa Fortaleza e a Lenda dos Namorados”, retratando a bonita história de amor (filial, pátrio e à nossa terra) que é a história da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, a que os poveiros carinhosamente tratam por “Castelo”. Criada para defender o Reino, e principalmente a enseada poveira (cobiçada pela abundância de sargaço e qualidade e quantidade de peixe), a sua construção foi iniciada no Século XV e, tantas vidas passadas, só seria finalizada já no Século XVIII.

Recheada de pontos de interesse, é na Capela da Fortaleza que se concentram mais histórias. Paredes-meias com a comunidade piscatória, esta era a capelinha mais a sul da Póvoa, profundamente católica, e passou a ser o seu local de culto de eleição. Aí, muitas moças de xaile e avental fizeram as suas primeiras juras de amor; a classe piscatória implorou a proteção divina para as suas embarcações e homens do mar; muitos pais assistiram ao salvamento dos seus filhos; muitos noivos imploraram a Nossa Senhora uma união eterna e feliz e, em segredo, colocaram um aloquete em forma de coração no velho pórtico da capela, implorando uma união feliz para toda a vida, que os “amarrasse” na vida e na morte.

A complementar a apresentação de José de Azevedo, a inauguração irá contar ainda com a participação da diretora do Museu Municipal, Deolinda Carneiro, que irá abordar a temática das tendências, das coleções e do “traje de outros tempos” e de Carlos Tavares, sócio-gerente da Ourivesaria Tavares, que irá focar a sua atenção nas características e nas diferenças e semelhanças entre os acessórios do passado e do presente, nomeadamente o “Anel de Noivado e as Alianças de Casamento”.

“A Lenda dos Namorados da Póvoa de Varzim” estará em exposição no Posto de Turismo até ao dia 19 de fevereiro.