Durante toda a tarde, um grupo de animadores devidamente identificados acolheu o São Valentim de braços abertos. Vestidos a rigor, partiram da Praça da República em direção às principais artérias comerciais da cidade e espalharam sorrisos e alegria pelas ruas e estabelecimentos comerciais. Aos apaixonados foi oferecida uma pequena lembrança – um saquinho branco decorado com pequenos corações vermelhos em papel e dois chocolates com desenhos alusivos à efeméride.

A magia de São Valentim prolongou-se até à hora de jantar, com quatro equipas de animadores a percorrerem os restaurantes poveiros. A missão era de surpreender os casais de namorados e adicionar um toque suplementar de romance, a acompanhar a refeição, na forma de corações em terracota e um postal com a Lenda dos Namorados da Póvoa de Varzim. Esta iniciativa de amizade e cortesia aos que visitaram e residem na Póvoa abrangeu igualmente as unidades hoteleiras, que também distribuíram pelos seus hóspedes o novo ‘coração’ da Póvoa.

A Lenda conta a história do “Castelo”, termo carinhoso pelo qual a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição é conhecida pelos poveiros. Criado para defender o Reino e a enseada poveira, é na sua Capela que se concentram mais histórias de amor. Aí, muitas moças de xaile e avental fizeram as suas primeiras juras de amor; a classe piscatória implorou a proteção divina para as suas embarcações e homens do mar; muitos pais assistiram ao salvamento dos seus filhos e muitos noivos imploraram a Nossa Senhora uma união eterna e feliz e, em segredo, colocaram um aloquete em forma de coração no velho pórtico da capela, que os “amarrasse” na vida e na morte.

Não apenas nas datas especiais, mas durante todo o ano, a Póvoa de Varzim é o sítio perfeito para viver uma grande paixão e se envolver com toda a vida que rodeia o concelho. Mais que a frase marcante duma ação promocional inédita, é o reflexo perfeito da atitude duma cidade e da afabilidade das suas gentes – É Bom Namorar Aqui!