A cerimónia, realizada na Marina Norte junto à Estação Salva-vidas, contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Silva Ribeiro, do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Gouveia e Melo e do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

Após a bênção da embarcação pelo Capelão Fernandes da Costa e batismo na presença da madrinha Júlia Ribeiro, seguiu-se a cerimónia de imposição de condecorações e discursos.

O Almirante Gouveia e Melo começou por agradecer ao Presidente da Câmara todo o apoio na comemoração desta importante data na nossa cidade, destacando a colaboração próxima e sempre presente entre as autoridades locais e Autoridade Marítima Nacional e a Marinha.

O CEMA manifestou a sua satisfação pela entrega da embarcação que homenageia também um dos mais conhecidos heróis do salvamento marítimo em Portugal, José Rodrigues Maio. Por fim, deixou uma palavra de felicitação aos militares e civis condecorados, bem como a toda a corporação do ISN pelo seu altruísmo e coragem ao enfrentar o mar.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim agradeceu à Marinha Portuguesa o contributo que, com esta nova embarcação salva-vidas, dá à segurança dos nossos homens do mar “Não posso deixar de lembrar que a existência de melhores condições de socorro, a quem arrisca a vida numa profissão essencial à nossa soberania alimentar, não iliba a administração portuária da obrigação de garantir as condições infraestruturais de segurança na abordagem ao nosso porto de pesca”, ressaltou Aires Pereira.

Como forma de gratidão à Marinha Portuguesa, na pessoa do Almirante Henrique de Gouveia e Melo, pela atenção que desde sempre prestou à comunidade piscatória da Póvoa de Varzim, o Presidente da Câmara presenteou, em nome do Município, o CEMA com uma Camisola Poveira.