Em maio, aquando das comemorações do Dia da Marinha, na Póvoa de Varzim, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, anunciou que, em 2018, a nossa cidade iria receber o primeiro salva-vidas moderno e que este se iria chamar “Cego do Maio”.
A nova embarcação está a ser construída na Arsenal do Alfeite e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, foi convidado a visitar o estaleiro naval e verificar o processo de fabricação do novo salva-vidas.
A visita decorreu ontem, 12 de julho, e Andreia Ventura, Presidente do Conselho de Administração, Rui Rapaz Lérias e Miguel Silva Pereira, Membros do CA, e Pedro Paulouro, Diretor de Recursos, receberam a edil poveiro.
Andreia Ventura começou por fazer uma apresentação da Arsenal do Alfeite. As instalações, 36 hectares na Base Naval, datam de 1939, sendo que a partir de setembro de 2009 passou a ser uma Sociedade Anónima. Atualmente, com mais de 500 trabalhadores, a Arsenal tem como principal cliente a Marinha Portuguesa (90%), seguindo-se a Marine Royale du Royaume du Maroc (Marrocos – 5,8%). Os principais objetivos estratégicos são requalificar e reordenar o espaço de implantação da Arsenal do Alfeite, transformar o atual estaleiro numa unidade moderna e internacionalmente competitiva e diversificar os operadores.
A visita ao Estaleiro Naval começou pela Divisão de Sistemas de Combate e Comunicações, seguiu-se a Divisão de Mecânica e a de Carpintaria. É nesta última que se encontra a ganhar forma o novo salva-vidas, ainda na fase de pré-molde. A embarcação, com 15 metros de comprimento, está a ser feita segundo um processo moderno de construção para que seja rápida e de grande capacidade para o salvamento marítimo.
Por último, e depois de uma passagem pela Doca flutuante, visitou-se a Doca Seca onde foi possível conhecer o processo de reparação de uma embarcação de grandes dimensões.
Acompanharam o Presidente da Câmara nesta visita, o Presidente da Assembleia Municipal, Afonso Pinhão Ferreira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, o Capitão dos Portos Póvoa de Varzim / Vila do Conde, Capitão-Tenente José Manuel Marques Coelho, o Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas, o Assessor da Presidência, Coronel Paulo Esteves, e Ricardo Silva.
O Presidente da Câmara manifestou o seu agrado e gratidão perante a administração da Arsenal pela receção e possibilidade de conhecer o processo de construção do salva-vidas “Cego do Maio”, que a Póvoa terá em honra desse extraordinário poveiro que no século XIX salvou tanta gente e foi distinguido com as mais altas condecorações nacionais.
Aires Pereira deseja receber a embarcação na nossa cidade em 2018, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento do Cego do Maio que o Município vai organizar.