Mobilizados para desenvolver e apresentar em público uma série de temas, desde a saúde pública, à ecologia e problemas sociais, os alunos de turmas do 12º ano do ensino secundário começaram, esta manhã, por abordar “O Cérebro Humano”. Uma viagem ao cérebro e à sua forma de funcionamento conduzida por Catarina Damásio, Paula Gomes e Carla Freitas, alunas do 12º E, da Escola Secundária Eça de Queirós.

As apresentações são sucintas, o que permitiu aos oradores a abordagem de mais dois outros temas, durante a manhã. O primeiro, “A Toxicodependência”, foi escolhido por Bruno Novais, Joana Barbosa, Manuela Alexandra e Marco Silva, do 12º M, da Escola Secundária Eça de Queirós. Da mesma escola, Guiomar Pinheiro, Lucília Ribeiro, Sara Nóbrega e Sónia Pontes, da turma D, do 12º ano, falaram de “Energias Limpas”. Hoje à tarde, as apresentações começam às 15h00, com a saúde como tema dominante: “O despertar do oncogene – tumores malignos”, abordado por Sara Pinto, André Sousa, Catarina Costa e Joana Machado, do 12º A, também da Eça de Queirós, escola de onde são os alunos que vão abordar os outros dois temas desta tarde. “Comportamento Alimentar e os estilos de vida” será apresentado por Joana Fernandes, Joana Azevedo e Daniela Ramos, do 12º A, e “A emancipação da mulher, no século XX”, ficará a cargo de Ana Marques, Andreia Faria, Helena Dias e Sandra Soares.

Estas pequenas palestras deverão terminar perto das 17h00, altura em que terá início o ensaio, aberto ao público, da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, que actuam em conjunto, a partir das 21h45, no Diana Bar.

O Fórum de Saídas/ Formação e Opções Profissionais termina no dia 13 com a apresentação de vários momentos musicais, no Largo do Passeio Alegre, durante a tarde.