O seminário iniciou-se esta manhã com o testemunho pessoal de três pessoas de idades diferentes que, com as suas histórias de vida, mostraram como é importante a aposta na formação e no ensino, em várias áreas e em todas as idades. Paulo Sérgio voltou à escola, depois de 15 anos de ausência, para concluir os estudos secundários. Actualmente está a fazer o 9º ano e contou como voltou à escola, onde diz gostar muito de estar, depois de ter abandonado os estudos, ainda muito jovem, ter passado por várias profissões e ter mesmo emigrado. Um problema de saúde veio interromper-lhe a vida profissional e os estudos voltaram a ser uma opção, agora vista e apreciada de outra forma por Paulo Sérgio que se mostrou bastant
satisfeito por ter voltado a apostar na aprendizagem.

Com pouco mais de 50 anos, Adelino Ribeiro, engenheiro de formação, relatou com grande sentido de humor a sua vida e o seu percurso académico que o levou a passar pela engenharia electrotécnica e mecânica, opções que lhe abriram um maior leque de opções profissionais. Actualmente empresário por conta própria, Adelino Ribeiro concluiu que o mais importante é a diversificação da aprendizagem, uma vez que tudo o que se aprende acaba por jogar favoravelmente na valorização pessoal e profissional de cada um.

Aluno da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (eseig), Nelson Gonçalves retomou os estudos depois de uma carreira  de futebolista interrompida também por problemas de saúde. O ex-futebolista partilhou com a sala praticamente cheia do Diana Bar a história de um atleta em início de carreira e cheio de expectativas, que em pouco mais pensava e tudo tomava por certo, até aos problemas físicos e à vida actual de estudante, da qual se orgulha e que lhe permitiu compreender que a realidade é muito mais complexa do que pensava e que há todo um mundo a descobrir através do que se aprende.

Prova concreta de que não há idades para aprender e de que a aposta na formação é sempre uma aposta ganha, estes testemunhos enquadram-se perfeitamente no tema do seminário “A Formação ao Longo da Vida”, que continua esta tarde, no Diana Bar e que abriu esta manhã também com o depoimento do Director Regional Adjunto de Educação do Norte, Dr. António Leite, que sublinhou a importância de iniciativas como esta, organizada pela Câmara Municipal, que vão ao encontro das transformações que estão a verificar-se, a nível do ensino e das novas exigências profissionais. Na abertura do seminário, António Leite deixou números reveladores: “em Portugal, numa população activa de cinco milhões e meio de pessoas, três milhões e meio não têm o ensino secundário e, ainda que, a partir de hoje, todos os jovens terminassem esta etapa do ensino, levaríamos 60 anos a atingir a média dos restantes países da União Europeia”.

Uma realidade preocupante num momento de grandes mudanças a nível da formação, do ensino e das opções profissionais e que demonstram a cada vez maior pertinência de um Fórum como este, que a Câmara organiza desde 2004. A iniciativa prossegue até dia 13, com um vasto programa de actividades, das quais se destacam várias actuações artísticas de escolas do concelho, no dia 9, a partir das 15h00, no Diana Bar, uma mostra de cocktails sem álcool, entre 9 e 11, e a realização de várias palestras por parte dos alunos de várias escolas, nos dias 10 e 11.

Neste dia há também actuações artísticas variadas, tanto no Diana Bar como no Largo do Passeio Alegre e, no dia 13, o Fórum encerra em festa com música, no Largo do Passeio Alegre, durante toda a tarde.