A conferência reuniu várias dezenas de professores e alunos, que estão no último ano do ensino secundário e têm que decidir a sua carreira académica. O Director dos Serviços de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Eng. Acácio Baptista, voltou a participar nesta conferência que, desde 2004, abre o Fórum de Saídas e Formação Profissional e onde o ponto central foi o processo de Bolonha e as alterações que este veio introduzir na vida das universidades e dos futuros estudantes universitários.

Insistindo na importância de seguir os estudos a um nível superior, como forma de se conseguir uma melhor integração no mercado de trabalho, bem como uma maior valorização pessoal,  Acácio Baptista divulgou ainda as vantagens deste novo sistema, que unifica o ensino superior a nível europeu, permite uma maior mobilidade dos estudantes e facilita a equivalência entre graus universitários nos países da União Europeia. Mas as regras de acesso, em Portugal, não sofreram alterações, precisando os alunos de completar o ensino secundário, com as médias exigidas para os cursos que pretendem seguir. Ensino público e privado continuam também a constituir as opções, a nível de estabelecimentos de ensino para quem quiser prosseguir os estudos.

O Fórum Saídas/Formação e Opções Profissionais prossegue amanhã com o seminário “A Formação ao Longo da Vida”, também no Diana Bar, com início às 10h00. O seminário prolonga-se por todo o dia e será constituído por um painel variado de oradores, que terão a seu cargo quatro temas principais: “Testemunhos de percursos de formação diversificados”,  “Formação ou aprendizagem ao longo da vida?”, “A importância da formação ao longo da vida” e “Modalidades de formação ao longo da vida”. A participação neste seminário é condicionada a uma inscrição prévia, gratuita, sendo, no final, atribuídos certificados de participação. O  Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais, que decorre entre 2 e 13 de Maio, é uma organização da Câmara Municipal e tem como objectivo apresentar o mais variado leque de possibilidades aos estudantes do concelho no que respeita a opções profissionais, de ensino e formação.

O programa de actividades do Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais/2007 comporta ainda uma visita de alunos à Escola Prática de Serviços, a 3 de Maio, actividade que representa uma oportunidade para os alunos se inteirarem sobre as oportunidades e regras do Regime de Voluntariado para as Forças Armadas. As escolas interessadas em participar nesta visita, assim como na mostra informativa “Formação e Opções profissionais ao longo da vida”, que decorre de 9 a 13 de Maio, no Diana Bar e Largo do Passeio Alegre, devem contactar o Departamento de Desenvolvimento Local, da Câmara Municipal.

De 2 a 11 de Maio vão decorrer ainda mesas redondas nas Escolas Secundárias e de Ensino Básico 2/3 do concelho, com a participação de profissionais de diferentes sectores de actividade, assim como sessões de esclarecimento para pais e encarregados de educação.