A iniciativa foi preparada com o apoio do Município da Póvoa de Varzim no âmbito do projeto “O Mar começa aqui…” e pensada para assinalar o Dia Nacional do Mar. Estiveram presentes a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, Sílvia Costa, o Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, o Presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, Rodrigo Moça, o Diretor do Agrupamento E.B. 2/3 Cego do Maio, Arlindo Ferreira, e a Presidente da FAPEEPVarzim, Magda Costa. 

Entre momentos animados pelas crianças e intervenções de consciencialização pelos docentes, foram entregues azulejos alusivos ao projeto, com vista a sensibilizar toda a comunidade escolar e famílias dos alunos para os impactos, no mar, dos comportamentos inadequados dos humanos, em terra. Os azulejos entregues pelo Presidente e restantes elementos da Direção do Lions Clube da Póvoa de Varzim foram afixados nos respetivos estabelecimentos de ensino para que todos os alunos se lembrem diariamente desta grande responsabilidade que é cuidar do futuro do nosso planeta. 

O mar é um recurso natural de importância vital para a sustentabilidade económica, turística e ambiental do Município da Póvoa de Varzim. Consagrado no Plano Estratégico 2020-2030, o tema da economia azul e a necessidade da sua afirmação a nível local e nacional foi, por essa mesma razão, debatido no painel final do III Congresso Empresarial.