Leonor Picão, Diretora Coordenadora da Direção de Valorização da Oferta do Turismo de Portugal, considera que a sustentabilidade é “o único caminho possível” para a “cadeia de valor desta área, que é muito vasta e alargada”. A palestrante recordou que este sector “se viu obrigado a parar durante a pandemia, mas tal funcionou, igualmente “como oportunidade para a elaboração do Plano Turismo +Sustentável 2020-2023”, que visa formar profissionais nesta área e, paralelamente, ajudar as empresas a crescer com lente azul, respeitando os princípios fundamentais da economia circular e da mobilidade sustentável.

Na sua intervenção, Paulo Vaz falou do potencial até agora “descurado” da economia do mar em Portugal, que devia “ser um eixo de progresso relevante na nossa economia, mas que não tem tido o desenvolvimento que merecia e não tem cumprido as expectativas aí depositadas num forte contributo para o desenvolvimento económico do país”. Para o Administrador da Associação Empresarial de Portugal é necessário promover o investimento local e global na economia azul, gerando emprego e riqueza num sector “claramente reprodutivo e que está manifestamente aquém do seu potencial”.

A concluir o painel, José Maria Ferreira respondeu afirmativamente à questão “é possível viver na água?” com exemplos práticos de projetos produzidos pela empresa da qual é CEO, a Ecosteel. Esta empresa de referência sediada no nosso concelho e que se encontra atualmente a apostar na criação sustentável de casas-barcos, junta a liberdade de movimento, a necessidade de viajar e exportar com o respeito pela natureza. Para José Maria Ferreira, atualmente, “a nossa casa já não é para a vida toda e, no futuro, teremos de ter uma nova forma de estar na habitação”, que reflita o avanço tecnológico, em sinergia com a necessidade de “deixarmos uma baixa pegada ecológica” e um planeta melhor para as gerações vindouras.

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao dia de hoje. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.