O programa reservou este último dia para o tema da economia azul, por essa razão – e depois de apelar ao Governo para atender necessidades prementes para o nosso concelho, como é o caso da viabilização do nó da A7 em Balasar – o Presidente da Câmara apresentou o projeto da requalificação da Marina Norte. Um investimento, que já deu o primeiro passo, na promessa de transformar aquela zona envolvente e de criar um polo dinamizador da juventude, do turismo e do setor da restauração e hotelaria – “Esta é a Póvoa que queremos construir”, referiu Aires Pereira.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim explicou que o projeto de reabilitação da frente ribeirinha vai ser uma oportunidade para todos, desde que conciliando sinergias da parte pública e privada. Irá proceder-se, por exemplo, à criação de uma piscina flutuante e percurso sobre a água, assim como à reformulação dos armazéns de aprestos, em suma, “uma nova cidade que ali iremos construir”, afirmou Aires Pereira.

Depois de reconhecer o sucesso deste III Congresso Empresarial que ao longo dos últimos dias contou com contributos notáveis por parte de todos os empresários e parceiros locais, o Presidente da Câmara manifestou o desejo de, em 2024, o evento decorrer no Póvoa Arena, “a tal alavanca que precisamos para diminuir sazonalidade da nossa terra, trazendo atividade para o centro da cidade. Gosto de ver a cidade a pulular de pessoas enquanto polo agregador com oportunidades para todos. Uma cidade sem pessoas é uma cidade sem alma”, declarou Aires Pereira.

António Costa Silva começou por transmitir a admiração pela paixão com que Aires Pereira exerce as suas funções e “quando assim é as coisas acontecem”, comprometendo-se a dar o seu contributo junto do Governo. Para o Ministro da Economia e do Mar, as empresas são os motores do desenvolvimento económico do país, admitindo que a economia será tanto mais forte quanto mais eficaz for o papel das empresas. Neste sentido, não tem dúvidas que “catapultar o desenvolvimento do país” passa pela política fiscal amiga das empresas de que a Póvoa de Varzim é exemplo.