Com moderação do jornalista poveiro Miguel Carrapatoso, a conversa sobre “Agronegócio: pensar o setor (além) da terra” principiou com a intervenção de Rogério Lima Ferreira, que sublinhou que “não podemos continuar a produzir sem remunerar os produtores”. Para o Diretor-Geral da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural o caminho deve ser priorizar os trabalhadores e tal só é possível reforçando o armazenamento, promovendo a eficiência na utilização do recurso, cada vez mais limitado, introduzindo conhecimento e tecnologia e não descurando a “sempre importante certificação de produtos”, conforme é, atualmente, feito no concelho da Póvoa de Varzim

Salomé Dias, Gestora de Projetos Smart Rural / Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos (HIESE), explicou como o empreendedorismo pode “ser um fator determinante para o desenvolvimento do agronegócio”.  Apostando na inovação e competitividade, o HIESE faculta serviços de incubação física e virtual, decisivos para a elaboração de planos de negócios e posterior criação de empresas mais capazes de sobreviver no mundo empresarial, nomeadamente na área de produção agrícola, onde “os problemas podem e devem ser vistos como oportunidades, havendo vontade de inovar e fazer a diferença através do uso da tecnologia”.

A finalizar o debate, Idalino Leão ressaltou que a sustentabilidade do agronegócio “depende da justa remuneração do agricultor” e que “é chegada a hora de sermos solidários com os produtores agrícolas, que têm de trabalhar numa atividade económica rentável e de gerar dinheiro para fixar gente e sobreviver”. O Presidente do Conselho de Administração da Agros defendeu a necessidade de promover o “setor cooperativo, uma filosofia com mais de 100 anos, mas que continua atualizada” e que cuja eficiência “está comprovada e deve ser mais apoiada e incentivada”.

O III Congresso empresarial da Póvoa de Varzim encontra-se a decorrer, no Hotel Axis Vermar, até ao próximo dia 29 de outubro. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Consulte o programa completo do III Congresso Empresarial da Póvoa de Varzim, aqui.