Dezenas de crianças acorreram ao Parque da Cidade e, por entre muitas brincadeiras, assinalaram a efeméride que marcou também o fim da Semana do Ambiente 2010, evento dinamizado pela autarquia que começou a 30 de Maio.

A Festa do Ambiente marcou toda a tarde de sábado. Mais de uma centena de crianças e jovens participaram, ora desfrutando os dois insufláveis – a Pista do Mar e a Pista da Selva – ora divertindo-se por entre os muitos jogos disponíveis, como a corrida de sacos, o bowling, o salto à corda, e ainda por uma oficina de terérés. E porque esta festa tinha também uma missão pedagógica, uma Oficina de Reutilização de Materiais foi ponto de paragem para muitas das crianças, que não quiseram perder esta oportunidade de pôr à prova a sua destreza manual no que toca à transformação de resíduos em algo completamente novo.

O Ano Internacional da Biodiversidade deu a tónica à Semana do Ambiente 2010, cujas actividades, dirigidas a diversos públicos, remetiam também para a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, lançada pela autarquia no ano passado no sentido de apelar à poupança e preservação dos recursos naturais. De facto, o evento arrancou, no dia 30, com a EcoCaminhada, um passeio entre as Praias de Quião e de Aguçadoura com vista a conhecer melhor as várias espécies de fauna e flora que habitam a nossa costa. Seguiram-se concertos ao ar livre, no dia 31, e um curso de “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, a 2 e 4 de Junho, actividade que reuniu cerca de 25 pessoas que aprenderam a elaborar vários tipos de pratos tendo em atenção a redução do desperdício. Ao longo de toda a semana, o Ateliê do Ambiente, na Praça do Almada, recebeu a visita de dezenas de pessoas, principalmente de crianças, que não perderam nova oportunidade de aprender sobre como reduzir e reutilizar materiais. No Museu Municipal, uma exposição sobre as “Aves do Mar da Póvoa” convida ainda a uma visita, já que esta mostra, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, está patente até Julho.

No portal municipal, pode ver as imagens dos vários momentos que marcaram a Semana do Ambiente 2010, assim como consultar o dossiê de comunicação e aprender mais sobre a Política Ambiental da Póvoa de Varzim, concelho de Bom Ambiente!