A abertura da exposição teve lugar na passada sexta-feira à noite e contou com a presença da Vereadora Andrea Silva, bem como do Vereador Marco Barbosa.

Esta exposição surge na sequência de um protocolo estabelecido entre o Município da Póvoa de Varzim e a Confraria das Almas para tratamento e preservação do arquivo por parte dos serviços municipais.

A Confraria das Almas da Póvoa de Varzim entendeu e quis ser pioneira, face a outras Confrarias do concelho poveiro, da necessidade urgente para a sensibilização e salvaguarda da sua memória religiosa que não quer ver perdida, estabelecendo por isso com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim um protocolo de depósito dos seus documentos, que serão conservados no Arquivo Municipal, tratados, digitalizados e colocados à consulta do público em geral. Nesta mostra documental serão apresentados documentos de inegável valor histórico que até agora estavam fechados na sacristia das Almas da Igreja Matriz da Póvoa de Varzim.

Os arquivos das confrarias uma inegável fonte de informação para a história e memória de um povo. Muitos deles encontram-se dispersos, pelos arquivos paroquiais, em mau estado, desorganizados, perdidos e sem qualquer tipo de tratamento arquivístico e a sua riquíssima e informação não chega ao público.