A Vila de São Pedro de Rates recebeu, ao final do dia de hoje, na Junta de Freguesia, Filipa Leal e Rui Spranger, que partilharam com o público poemas da sua autoria e algumas das suas experiências profissionais, revelando que os seus caminhos se cruzaram muito cedo na vida e na poesia, no Porto.

A partir da constatação de que a realidade supera a ficção a maioria das vezes Rui Spranger falou de alguns dos seus projetos musicais e trabalhos em teatro, na área social, sem deixar de fazer alusão à atualidade, mais concretamente, à guerra que emerge.

Partindo do pressuposto de que a arte adivinha, Filipa Leal fez referência ao constante discurso sobre a paz e a necessidade de estarmos atentos ao que estamos a fazer ao planeta, como já o havia feito o filósofo Viriato Soromenho-Marques na Conferência de Abertura do 23º Correntes d’Escritas. Para a escritora, “a literatura antecipa a experiência, uma vez que a leitura é fundamental para o escritor. É esse o valor máximo da empatia: colocarmo-nos no lugar do outro”.

Simultaneamente, Mafalda Veiga e Renato Filipe Cardoso estavam juntos em sessão na Junta de Freguesia de Navais e conseguiram acorrentar, quem atentamente os assistia, às letras nesta itinerância que o evento promove.  O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença neste encontro e desafiou Mafalda Veiga a interpretar um dos seus temas.

Consulte o programa completo e acompanhe o 23.º Correntes d´Escritas presencialmente ou em direto nas redes sociais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (aqui ou aqui).