A sala esteve repleta de curiosidade e gosto pela leitura, notória nas perguntas ávidas feitas pelos mais novos às convidadas e pelo acompanhamento que foram fazendo da leitura inicial por Adélia Carvalho da história “O rei vai à caça”. As crianças iam completando as frases e adivinhando as palavras que se seguiam…

Era uma vez um rei… a história começa assim e resulta num diálogo entre as autoras e os miúdos sobre “um rei convencido e cobarde”, os elefantes com muita memória e inteligência, “aquela inteligência que vem do coração e torna os seres mais bondosos, enfim, torna-nos melhores pessoas”. Neste caso, os elefantes eram melhores seres que o rei. Adélia Carvalho explicou que se inspirou no rei de Espanha para escrever esta história, pois o monarca participou de uma caçada e matou estes animais em vias de extinção.

À medida que a conversa ia avançando, mediante imensas perguntas das crianças, Adélia Carvalho explicou que o mundo à sua volta é a sua fonte de inspiração para escrever, mas apenas como ponto de partida, porque depois voa para a fantasia, à medida que vai criando a história. Os mais novos ficaram a saber que Adélia gosta de escrever no “barulho do comboio” e que Marta gosta de trabalhar num local amplo e com muita luz. As duas são muito amigas e dizem que talvez por isso o trabalho em conjunto resulte tão bem. Marta Madureira também conversou com os mais novos sobre as suas técnicas de ilustração, que são muito variadas e cuja função é auxiliar a compreensão da história. A sessão incluiu ainda um momento musical, com dois dos alunos a interpretarem à guitarra uma canção com uma letra especialmente dedicada ao Correntes d’Escritas e às vivências com os escritores.

Alunos, professoras e autoras saíram satisfeitas com mais um encontro de afetos e de muita interatividade no âmbito do Correntes d’Escritas. O Colégio das Terras de Stª Maria vem sempre às Correntes, dizia-nos no final uma das professoras responsáveis por esta visita: “adoramos”! E explicou que o estabelecimento de ensino procura trazer à Póvoa de Varzim turmas do 6º ou do 9º ano, pois são as que têm que realizar exames finais de Português, pelo que procura-se incentivar de forma mais ativa a leitura e aprendizagem da língua. Assim, estas crianças preparam antecipadamente os contos e obras dos autores com quem vêm conversar. E esta manhã quase todas trouxeram os livros da dupla de autoras para serem autografados por Adélia Carvalho e Marta Madureira.

Às 14h30, as autoras vão voltar ao encontro das crianças de Santa Maria da Feira, no Diana Bar, desta vez com os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos.