Passar para o conteúdo principal

Luísa Dacosta faleceu ontem, dia 15 de fevereiro. Completaria hoje 88 anos.

Natural de Vila Real, esta escritora viveu em Aver-o-mar e escreveu sobre a paisagem e as mulheres desta freguesia poveira.

Em 2004, o Município da Póvoa de Varzim atribuiu-lhe a Medalha de Cidadã Poveira, grau prata. Na proposta de homenagem (sessão de 2004.04.19), o Presidente da Câmara realçou que “Luísa Dacosta está profundamente ligada à Póvoa de Varzim – local de ócio e de escrita e, por isso, muito presente na sua obra (…) que cultiva com assinalada e igual mestria géneros tão diversos como a crónica, a poesia e o conto… A sua associação, de longos anos, à Póvoa de Varzim é circunstância que, com esta distinção, o município valoriza como factor de alto prestigio para a Cidade.”

A Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, à qual Luísa Dacosta doou o seu espólio, apresenta uma mostra documental alusiva à sua vida e obra, destacando o que sobre ela escreveu Manuel Lopes [1943 – 2006], antigo Diretor da Biblioteca.

Foi criado um mural para que todos os poveiros possam deixar uma mensagem à Luísa Dacosta.

Para consultar a bibliografia ativa e passiva desta escritora pode aceder ao catálogo on-line da Biblioteca Municipal através do link: http://ww.cm-pvarzim.pt/biblioteca/index.php?op=h_bdigitais&id=4

Tópicos
Aviso: Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde – alterações ao trânsito automóvel

No dia 7 de agosto, vai realizar-se, em Laúndos, a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Saúde.

Neste sentido, a partir das 15h00 deste dia, e até ao termo da Procissão, é interdita a circulação de trânsito, de todos os veículos, nas seguintes artérias freguesia de Laúndos: Rua do Comendador Aventino Fernandes Laje, Rua do Recreio, Rua Manuel Gomes Coelho Júnior, Rua de S. Miguel, Avenida Senhora da Saúde e Rua Monsenhor Pires Quesado.