“O nosso objetivo é que todos os cidadãos têm direito a uma habitação condigna, de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto, que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”, referiu o Presidente da Câmara, “e este documento é a solução adequada para resolver as situações de carência habitacional na Póvoa de Varzim e para impulsionar a independência dos nossos jovens, para os quais serão direccionados mais de 150 fogos”. A este respeito, importa referir que são vários os modelos de resposta previstos na nossa Estratégia Local para Habitação – como por exemplo, construção de novos fogos de habitação social municipal, regime de arrendamento apoiado para agregados de núcleos precários e degradados, criação de unidades co-housing para situações de risco e emergência social ou programa de apoio à habitação e à reabilitação.

Foi aprovada, ainda, a atribuição de apoios à Associação Desportiva e Cultural de Balasar, Atlético Clube da Póvoa de Varzim, Centro Desportivo e Cultural de Navais e Clube Naval Povoense, após devida apresentação de Certificação de Contas. Estes apoios decorrem da decisão, tomada há já alguns meses, de apoiar em mais de 300 mil euros as associações locais, em virtude das suas atividades terem sido severamente afetadas pela pandemia. Na altura, o Executivo Municipal decidiu conceder apenas 50% do apoio até junho e analisar posteriormente a situação para os restantes meses do ano de 2021. Agora, por ocasião dessa mesma reavaliação, e sabendo que a situação pandémica não atenuou, mantém-se a necessidade de assegurar o arranque das atividades e necessidades dos clubes poveiros, sem qualquer tipo de cortes ou paragens.

Na sequência da aprovação da primeira alteração orçamental pela Assembleia Municipal, foi hoje também aprovada a aquisição de terreno com vista à instalação do Parque Verde na freguesia de Balasar.