Os excelentes resultados obtidos na implementação da gestão de resíduos por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim motivaram o interesse na participação neste webinar, promovido no âmbito do projeto Pacto Português para os Plásticos, do qual o nosso Município é membro fundador.

O nosso concelho teve a oportunidade de partilhar com perto de 70 participantes as práticas que o tornam num exemplo a seguir, designadamente a Plataforma de Gestão Datacenter, desenvolvida pela LIPOR em colaboração com os municípios associados. Reconhecida como exemplo a seguir na promoção da circularidade, esta plataforma digital possibilita a monitorização dos seus projetos de gestão de resíduos com maior precisão, em áreas como a recolha seletiva, e permite maior fiabilidade na gestão da informação e no reporte a entidades externas.

Recorde-se que, no âmbito do Plano Estratégico 2020-2030 preparado pelo Município da Póvoa de Varzim, a sustentabilidade ambiental é um dos fatores prioritários e no qual estão incluídos planos de ação dirigidos ao meio ambiente, ao bem-estar animal, à mobilidade sustentável e à eficiência energética, por exemplo. É precisamente nesse caminho que o Município da Póvoa de Varzim se orgulha por apresentar números muito positivos no que toca ao encaminhamento de resíduos para reciclagem.

O Pacto Português para os Plásticos estimula o diálogo, as parcerias e colaboração entre os seus membros para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal. Trata-se de uma iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério do Mar, do Ministério da Economia e Transição Digital, e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, fazendo parte da rede global de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.